Vernissagem

A palavra veio do francês ¿vernissage¿ (de ¿vernis¿, verniz), que inicialmente significava apenas envernizamento, aplicação de verniz.

Reinaldo Pimenta |

Posteriormente vernissage ganhou o sentido com que veio dar no português VENISSAGEM: inauguração de uma exposição de obras de arte. Isso porque, no início do século XIX, era comum os artistas aplicarem um verniz protetor às suas pinturas na véspera da abertura de uma exposição (alguns até aproveitavam para dar os últimos retoques nas obras). Parece que vernissage apareceu pela primeira vez numa carta enviada por Flaubert, escrita em 1880, ano da sua morte.

Como os seres humanos são espécimes muito criativos, inventaram as palavras finissage para a cerimônia de encerramento de uma exposição e midissage para um evento que ocorre no meio do período da exposição.

A palavra VERNISSAGEM não aparece nos dicionários Aurélio e Houaiss, que só registram a forma francesa vernissage. Mas VERNISSAGEM existe oficialmente no nosso idioma, isto é, está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Pode usar sem medo.

Leia mais sobre: A Casa da Mãe Joana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG