Verba para eventos internacionais da graduação da USP cresce 158%

Além de mais que dobrar o orçamento, edital do programa deste ano prevê uma mudança em que professores também serão beneficiados

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

A Universidade de São Paulo (USP) terá R$ 1,5 milhão destinado a custear a participação de alunos e professores da graduação em eventos no exterior. O valor significa 158% a mais do que em 2010 e mais um investimento da instituição com o intuito de melhorar a imagem internacional e o seu posicionamento em rankings mundiais.

Em primeiro lugar em todas as listas do Brasil, a USP caiu nos últimos rankings internacionais a ponto dos funcionários terem o bônus cortado no último ano . Na mais recente classificação internacional, o "Times Higher Education World Reputation Rankings" , publicado esta semana, a USP não aparece entre as 100 com melhor reputação. O primeiro lugar ficou com Harvard e nenhuma brasileira foi classificada.

Além do aumento da verba, o edital do Programa de Apoio a Internacionalização da Graduação de 2011 prevê pela primeira vez que os professores podem se beneficiar. Do total, 70% é destinado a alunos e 30% a docentes.

Cada faculdade receberá uma fatia do bolo conforme o total de matrículas nos últimos dois semestres. Os alunos contemplados serão escolhidos por desempenho e pertinência do evento a que gostariam de comparecer com apoio da universidade. 

No final do ano passado, a USP lançou um projeto com a ambiciosa meta de aumentar de 2% para 10% o total de estudantes de fora do País até 2015 . O intercâmbio ajudaria a alcançar o porcentual. Os dados sobre quantos estudantes são enviados ao exterior no total começaram a ser formalmente contados este ano. Até 2010, havia uma estimativa de que 2 mil alunos vinham de outros países ou eram enviados ao exterior, mas o dado não era exato porque não havia uma centralização da contagem.

Para se candidatar a receber verbas do programa, cada professor ou aluno deve procurar a sua unidade.

    Leia tudo sobre: uspinternacionalizaçãoverbabolsas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG