USP Leste vai instituir cursos de perfil criativo

Unidade antecipou a remodelação de todos os dez cursos de sua graduação, proposta pelo reitor esta semana

AE |

selo

A unidade Leste da Universidade de São Paulo (USP Leste) antecipou a remodelação de todos os dez cursos de sua graduação – medida que será obrigatória a todos os câmpus da instituição - e promete a criação de uma nova área do conhecimento com duas novas carreiras até 2012. A revisão curricular da graduação foi anunciada nesta semana pelo reitor da universidade, João Grandino Rodas

A reorganização dos cursos começou no ano passado, com a readequação da grade do bacharelado em Têxtil e Moda. Neste ano, ela atingiu os cursos de Gerontologia e Obstetrícia e deverá afetar especialmente a Licenciatura em Ciências da Natureza, que registrou 63 matrículas no início do ano, embora disponha de 120 vagas. Esse também é o curso menos disputado no vestibular da Fuvest 2010 entre os oferecidos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste: a relação candidato/vaga é de apenas 1,7. 

Basicamente, a ideia é remanejar parte das 1.020 vagas existentes e criar as quatro novas graduações. Os critérios para manter ou suprimir as vagas são os mesmos citados pelo reitor anteontem: baixa demanda e baixo impacto social, modernização do projeto pedagógico, causas de evasão escolar e maior atenção aos cursos noturnos. 

Indústria criativa

Segundo o diretor da EACH, Jorge Boueri, os dois novos cursos serão criados com vocação para a "indústria criativa", um conceito novo de cidade e de desenvolvimento econômico que começou a ser discutido na universidade. Esse termo é aplicado atualmente em países como Grã-Bretanha e Espanha, com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

A indústria criativa envolve atividades diversas, como design, artes, alta tecnologia, moda e cultura e, de acordo com o diretor da EACH, está em consonância com a formação oferecida na USP Leste.

As informações são do Jornal da Tarde.

    Leia tudo sobre: uspcurrículocursoseducação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG