Grupo de trabalho composto por direção e professores do campus sugere redução das vagas para aumentar nota de corte no vestibular
Inaugurado em 2005, o campus Leste da Universidade de São Paulo (USP) pode perder até 330 das 1.020 vagas oferecidas atualmente. O iG teve acesso ao relatório de conclusão do grupo de trabalho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) que estudou a revisão dos cursos da unidade por conta de baixa demanda. A proposta pede a diminuição de pelo menos 10 vagas em cada carreira.
O relatório também aponta a intenção de tornar a seleção mais rigorosa: “Esta redução sugerida teria um efeito imediato no aumento da relação candidato-vaga, já que a procura por alguns dos cursos da Each é bastante reduzida. Enfim, de modo geral, teríamos um aumento na nota de corte e, certamente, uma elevação na qualidade dos alunos ingressantes, algo desejado por toda a universidade”, diz o documento assinado por um grupo de trabalho formado pelo ex-reitor da instituição durante a criação da USP Leste, Adolpho José Melfi, e professores tanto da Each quanto de outras unidades.
Novos Cursos
Em contrapartida seriam criados mais dois cursos com 30 vagas cada. Um deles, o de Mídias Digitais, já está aprovado pelo Conselho Universitário e outro, de Design de Serviços, foi sugerido pelo diretor da USP Leste, Jorge Boueri, em 2010.
O relatório pede ainda transparência na função dos docentes e a revisão de disciplinas optativas que estaria formando turmas muito pequenas. “Uma situação que chamou a atenção é a existência de um curso onde havia 11 alunos matriculados em uma disciplina, com 29 docentes arrolados e todos com igual atribuição de atividade didática”, diz o relatório.
A direção da instituição não quis comentar o relatório. Segundo a assessoria, as sugestões serão agora apresentadas aos coordenadores dos cursos e ainda podem sofrer mudanças antes de serem enviadas à reitoria. No ano passado, a USP lançou novas diretrizes para criação de cursos que pediam a revisão de carreiras com baixa demanda.
Cursos existentes | vagas atuais | corte de vagas | como ficaria |
---|---|---|---|
Ciências da Atividade Física | 60 | 30 | 30 |
Gestão Ambiental | 120 | 40 | 80 |
Gerontologia | 60 | 10 | 50 |
Gestão de Políticas Públicas | 120 | 20 | 100 |
Licenciamento de Ciências da Natureza | 120 | 80 | 40 |
Lazer e Turismo | 120 | 20 | 100* |
Marketing | 120 | 20 | 100 |
Obstetrícia | 60 | 60 | 0** |
Sistema de Informação | 180 | 30 | 150 |
Têxtil e Moda | 60 | 20 | 40 |
Total | 1.020 | 330 | 690 |
Novos cursos | |||
Mídias Digitais | 30 | ||
Design de Serviços | 30 |
** curso se fundiria com o de enfermagem; *se a baixa procura persistir, uma turma seria extinta e mais 50 vagas seriam cortadas;