USP ganha centro em automação

O Centro de Excelência em Tecnologia de Aplicação em Automação Industrial (Cetai), uma parceria da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) com a Petrobras, foi inaugurado no campus da Cidade Universitária, na capital paulista.

Agência Fapesp |

Acordo Ortográfico

O centro, que integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização e Confiabilidade (ProRec) da Petrobras, receberá investimentos de R$ 4 milhões da empresa na primeira fase do projeto.

O objetivo é favorecer atividades de pesquisa e desenvolvimento no setor, além de fomentar o ensino de tecnologias de automação industrial visando à produtividade, qualidade e segurança dos processos industriais nas refinarias da estatal.

No Cetai irão trabalhar profissionais da Petrobras e docentes e alunos de pós-graduação da Poli, por meio do Laboratório de Simulação e Controle de Processos (LSCP) do Departamento de Engenharia Química.

Serão desenvolvidos projetos de infraestrutura e inovações tecnológicas de interesse estratégico para o setor de petróleo, gás e energia. O contrato firmado entre a Petrobras e a USP prevê cinco anos de parceria e poderá ser renovado.

A infra-estrutura do centro também será utilizada para o treinamento de funcionários da Petrobras que trabalharão com o controle de processos de refino de óleos.

O centro foi implantado no âmbito das Redes Temáticas da Petrobras, criadas em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Por força de lei, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção da empresa deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor para universidades e instituições nacionais. O projeto conta com 38 redes temáticas em 70 instituições participantes no País.

Leia mais sobre: USP

    Leia tudo sobre: usp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG