USP e UANL firmaram parceria

As Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL), no México, assinaram, no dia 29 de outubro, em cerimônia na reitoria da universidade da capital paulista, um acordo de cooperação que prevê, entre outras ações, o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes.

Agência Fapesp |

O documento foi assinado por Carlos Medina, diretor de Relações Internacionais da UANL, Suely Vilela, reitora da USP, e José Natividade Gonzáles Páras, governador da Província de Nuevo Léon.

O acordo prevê a elaboração de projetos de pesquisa conjuntos, o compartilhamento de cursos e disciplinas e também a realização de um amplo projeto de pesquisa em parceria entre a Faculdade de Economia da UANL e o Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O objetivo desse projeto específico é aprofundar o conhecimento sobre a presença internacional das empresas mexicanas e brasileiras nos fluxos internacionais de capitais e comparar as experiências recentes dos dois países.

Na ocasião também foi firmado um acordo de cooperação entre a USP e o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM), no México.

A assinatura dos acordos contou ainda com as presenças do cônsul-geral do México em São Paulo, Salvador Arriola Barrenechea, do diretor do IEA, César Ades, do coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade, Glauco Arbix, e de outros representantes da USP, UANL e ITESM.

No mesmo dia (29/10), a FAPESP e o Instituto de Inovação e Transferência de Tecnologia de Nuevo León firmaram acordo de cooperação científica que prevê incentivo a estudos conjuntos e intercâmbios de pesquisadores, conforme noticiou a Agência FAPESP.

Leia mais sobre: USP - UANL

    Leia tudo sobre: uanlusp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG