USP amplia bônus para estudantes da rede pública

SÃO PAULO - A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta terça-feira que vai ampliar os benefícios para alunos da escola pública do Estado de São Paulo no processo seletivo da universidade. A pontuação do programa de avaliação seriada para o vestibular 2009 pode chegar até a 12%. A medida faz parte do aprimoramento do Programa de Inclusão Social (INCLUSP).

Redação |

As escolas da rede estadual de ensino médio de São Paulo adotarão a avaliação seriada, aplicando aos estudantes que cursam o último ano.

Assim, além do bônus universal de 3%, aluno da Escola Pública passa a contar com um bônus qualificado pelo desempenho do estudante no Programa de Avaliação Seriada da USP (PAS-USP) e no ENEM.

A avaliação seriada consiste numa prova elaborada pela USP, que será aplicada nas escolas estaduais de São Paulo que optarem por participar do Programa.

O desempenho dos estudantes que optarem por participar do PAS-USP serão somados ao bônus de até 3%, proporcional ao resultado obtido na prova.

Neste primeiro ano, a prova será aplicada aos estudantes do 3º ano do ensino médio regular e implementada para as outras séries em 2010 e 2011.

O desempenho do estudante no ENEM também será levado em conta e traduzirá em bônus adicional de até 6%, proporcional ao resultado do estudante na prova.

A soma de todos estes bônus podem dar ao candidato vindo do ensino estadual uma vantagem de 12% no vestibular 2009 da USP.

Segundo a USP, os números mostram que a utilização da avaliação seriada foi positiva para a inclusão de alunos do ensino público na instituição.

De acordo com o balanço da universidade, em 2006, foram aprovados 2.448 alunos provenientes do ensino público, ou 24,7% do total de aprovados. Em 2007, o número passou para 2.716 (26,7%).

Simulação feita pela universidade indica que, sem o bônus, o número de alunos aprovados cairia para 2.386 em 2007, sendo que, em 2008, atingiria o patamar de 2.338.

No último vestibular, o INCLUSP permitiu que 2.713 novos alunos ingressassem na Universidade utilizando o mecanismo de pontuação acrescida.

    Leia tudo sobre: fuvestuspvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG