Universidades federais ainda têm 45% das vagas

A terceira e última etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para instituições federais de ensino superior começou ontem com quase metade das vagas ainda disponíveis. Das 47,9 mil oferecidas, sobraram 21.701 vagas (45,3% do total) após duas rodadas de matrículas em todas as 51 instituições que participam da seleção. As inscrições no site vão até a próxima quarta-feira e os resultados serão divulgados na sexta-feira.

Agência Estado |


Pela primeira vez a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usada como forma de seleção unificada para parte das universidades federais.

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu o fenômeno à falta de compromisso social de muitos estudantes, que teriam feito a inscrição no sistema online mesmo sem a intenção de se matricular nos cursos. Segundo a pasta, o baixo índice de matrículas confirmadas surpreendeu, pois o mesmo sistema é utilizado há alguns anos no Programa Universidade Para Todos (ProUni) sem que tivesse havido um número significativo de inscrições não confirmadas.

Porém, o MEC ressaltou que não haverá vagas ociosas porque foi instituída uma lista de espera após a terceira etapa. Candidatos não aprovados ao fim desta fase podem confirmar que mantêm o interesse na vaga que disputaram e entrar para a lista de espera.

Mesmo com poucos alunos matriculados, a maioria das instituições decidiu manter o calendário acadêmico. As aulas para o curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) começaram oficialmente ontem no câmpus de Santos com apenas 12 estudantes matriculados - ainda há 36 vagas abertas.

Outro exemplo é o curso de Psicologia do campus da Baixada Santista, que tem ainda 35 vagas ociosas das 50 oferecidas. No total, a universidade tem 802 ofertas abertas nesta terceira fase, das 1570 originais.

Um caso ainda pior é o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a que mais tem vagas sobrando nesta terceira etapa (2.489). Em seguida vem a Universidade Federal de Pelotas (1.916), a Universidade Federal do Pampa (1.485) e a Universidade Federal do Piauí (1.421).

Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

    Leia tudo sobre: inscriçãoinscriçõessisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG