Instituições de ensino que oferecem vagas para financiamento estudantil devem se cadastrar em site do Ministério da Educação

As instituições de ensino superior que já fazem parte do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm até sexta-feira para renovar a adesão ao programa. Só com esse procedimento elas podem continuar oferecendo vagas a estudantes interessados em financiar cursos de graduação em no próximo ano.

Para isso, é preciso preencher formulário disponível em site do Ministério da Educação, o Sistema Informatizado do Fies (SisFies). As instituições precisam colocar no sistema, por exemplo, o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultado do exercício e os termos de constituição da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), órgão responsável em cada instituição de ensino pela validação das informações dadas pelo estudante durante inscrição no Fies.

Alterações

Criado em 1999, o programa de financiamento estudantil do governo federal passou por mudanças desde janeiro deste ano. Os contratos anteriores a 2010 podem ser, inclusive, renegociados de acordo com as novas regras, que reduziram as taxas de juros, ampliaram o prazo para quitação da dívida e o prazo de carência para início do pagamento após a formatura e ainda eliminou a figura do fiador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.