Universidade Latino-Americana oferece 150 vagas pelo Enem

Primeiro vestibular da instituição com sede em Foz do Iguaçu tem inscrições abertas até 16 de julho

iG Brasília |

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) decidiu oferecer 150 vagas de seis cursos de graduação para estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Esse será o primeiro vestibular da instituição, que possui sede em Foz do Iguaçu (PR). As inscrições estão abertas até 16 de julho pelo site da instituição .

Segundo o reitor pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, até segunda-feira, a instituição recebeu 1,2 mil inscrições. A expectativa dele é de que o número dobre até o final do prazo. A maior procura é de estudantes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas há também inscritos do Nordeste e do Norte.

Além de brasileiros, a universidade abriu 150 vagas para alunos da Argentina, Uruguai e Paraguai. As inscrições dos estrangeiros serão recebidas pelos ministérios da Educação desses países que, ao final do processo, encaminham as listas de candidatos para a Unila, que fará a seleção. As aulas, que serão presenciais, começam em 16 de agosto.

Cada curso tem 50 vagas, das quais 25 são para brasileiros e 25 distribuídas para alunos argentinos, uruguaios e paraguaios. Os cursos são de ciências biológicas – ecologia e biodiversidade, no turno da manhã; relações internacionais e integração, turno da tarde; economia, integração e desenvolvimento (noite); sociedade, estado e política na América Latina (tarde); engenharia ambiental e energias renováveis (manhã); e engenharia civil de infraestrutura (manhã).

Hélgio Trindade explica que o primeiro ciclo de estudos, que terá dois semestres, compreende formação nas áreas de metodologia, línguas e estudos da América Latina. Depois desta etapa, que é comum aos seis cursos, os estudantes começam a formação específica na área escolhida.

Como os alunos vêm de diferentes regiões do Brasil e dos países do Mercosul, a Unila oferece assistência estudantil aos que precisam: moradia, alimentação, transporte e saúde. Informações sobre prazos, datas e documentos estão no edital .

No próximo ano, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana vai abrir 1,7 mil vagas em 19 novos cursos. A seleção de alunos brasileiros será feita com as notas do Enem 2010 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

* Com informações do Ministério da Educação

    Leia tudo sobre: educaçãovestibularunilaenem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG