Calendário unificado dos principais vestibulares de São Paulo será divulgado amanhã

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) irá abrir nesta terça-feira (26), as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2012. O calendário completo com as datas de inscrição e provas do vestibular será divulgado amanhã quando as principais universidades públicas de São Paulo – USP, Unicamp, Unesp e Unifesp – as PUCs São Paulo e Campinas e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgam o calendário unificado de seus processos seletivos.

As inscrições para o pedido de isenção da taxa do vestibular Unicamp devem ser realizadas até dia 31 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest . Os estudantes devem enviar, pelo correio e até a mesma data, a documentação necessária, descrita no Edital.

As isenções da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$600,00 por morador do domicílio)
2- funcionários da Unicamp/Funcamp
3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Para todas as modalidades, os pré-requisitos são ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de ensino; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2011 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 17 de agosto. Quem receber a isenção deve, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

No ano passado, o vestibular Unicamp conceu isenções a 4.777 candidatos que preencheram os requisitos necessários para receber o benefício. A Comvest recebeu 5.824 pedidos. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados.

Inclusão

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.