Unicamp premiará estudantes leitores com viagem

Programa de incentivo à leitura levará aluno vencedor a Guadalajara, Frankfurt ou Paris

iG São Paulo |

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou na última segunda-feira (26) o projeto Estante Literária, para incentivar a leitura entre os estudantes de graduação. O programa irá selecionar os dez melhores leitores da universidade, que serão premiados ao final do ano. O primeiro colocado ganhará uma viagem para as feiras internacionais do livro, como as de Guadalajara (México), Frankfurt (Alemanha) ou Paris (França). Os demais classificados receberão vale-livros.

Leia também: Eles não prestaram vestibular, mas entraram na Unicamp

Para participar, os estudantes devem se cadastrar no site sae.unicamp.br/estante , no qual criarão uma estante literária numa plataforma virtual. Nela, os participantes deverão relacionar os livros que leram ou estão lendo, no período de janeiro a dezembro, acompanhados ou não de uma resenha crítica.

Uma comissão julgadora irá escolher os dez estudantes que serão premiados. O critério para a premiação não estará relacionado à quantidade de livros lidos, mas à coerência da lista de leitura e à qualidade das resenhas. Dois nomes de reconhecimento nacional já estão definidos para compor a comissão avaliadora. Os escritores Alcir Pécora e Paulo Franchetti, ambos professores de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). As regras para participação e premiação serão apresentadas em edital a ser publicado nos próximos dias.

O site que abrigará as estantes literárias foi desenvolvido pela empresa júnior Consultoria, Projetos e Estudos em Computação (Conpec), formada por alunos da Faculdade de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da Unicamp.

De acordo com a reitoria da Unicamp, a iniciativa pretende incrementar a formação geral e o espírito crítico dos estudantes e estimular a leitura dos estudantes para além das disciplinas que estão cursando.

    Leia tudo sobre: unicampensino superiorleitura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG