Unicamp divulga lista de isentos de taxa do vestibular 2011

Todos os estudantes que solicitaram o benefício e preencheram os requisitos básicos foram atendidos

iG São Paulo |

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) beneficiou 4.777 candidatos com a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2011 da Universidade de Campinas. Segundo a Comvest, todos os estudantes que solicitaram isenção e preencheram os requisitos básicos não vão precisar pagar a taxa de R$ 120 para participar do processo seletivo. (Veja aqui a lista dos beneficiados com a isenção)

Os candidatos beneficiados vão receber, a partir desta quarta-feira, uma mensagem por e-mail contendo o código de isento necessário para que façam a inscrição no Vestibular 2011 sem pagar taxa. As inscrições para o processo seletivo para o ano letivo de 2011 da Unicamp começam no dia 23 de agosto e vão até 8 de outubro exclusivamente pela internet, no site da Comvest .

Modalidades

As isenções da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas (81,6%) foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes de baixa renda, que tenham cursado o ensino fundamental e o médio em escolas públicas – 3.897 estudantes receberam o benefício. A modalidade 2 é para funcionários da Unicamp/Funcamp e 19 candidatos (0,4%) foram contemplados.

Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática), que tenham feito ensino fundamental e médio em escolas públicas, teve 861 (18%) beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Redução parcial

A partir das 8 horas do dia 24 de agosto, a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da Taxa de Inscrição (50%). Os pedidos poderão ser feitos até as 18 horas do dia 27 de agosto também pela internet, no site da Comvest .

Podem solicitar a redução (em conformidade com a lei estadual nº 12.782) candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

Os estudantes que preencherem o formulário de solicitação na página da Comvest deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 31 de agosto, das 9h às 20h. A lista de documentos necessários estará disponível no edital do Vestibular Unicamp 2011, na página eletrônica da Comvest. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da Taxa de Inscrição no dia 3 de setembro.

    Leia tudo sobre: Unicampisenção de taxavestibular 2011

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG