Veja o caderno de questões desta terça" / Veja o caderno de questões desta terça" /

Unesp explica anulação de questão e divulga prova desta terça

SÃO PAULO ¿ A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta terça-feira a justificativa da anulação da questão 10, de matemática, da prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular de Inverno da Unesp. Segundo a universidade, houve um erro no valor do raio da Terra dado na questão. http://educacao.ig.com.br/imagens/arquivos/cdocuments_and_settingscsassodesktopprovalp.pdf target=_blankVeja o caderno de questões desta terça

Redação iG Educação |

Em nota oficial, a Unesp declarou o seguinte: Como houve erro no valor da medida do ângulo entre a vertical e a linha do horizonte fornecido no enunciado da questão, as alternativas de medidas de raio da Terra especificadas estão incorretas e irreais. Portanto, a questão deve ser anulada.

A Unesp justificou ainda as outras questões que foram contestadas e não foram anuladas. Veja a resolução das perguntas divulgada pela universidade:


Questão 2 ¿ Prova de Conhecimentos Gerais (Matemática)

O lucro sobre a venda significa que o valor de referência para o cálculo do percentual de lucro é o preço de venda. Assim, temos que 65% do preço referem-se ao custo do produto, e 35%, ao lucro.

Sendo x o preço de venda a ser praticado após o aumento da gasolina, para se manter o percentual de lucro, o cálculo a ser procedido, pelo candidato, é: 

Questão 5 ¿ Prova de Conhecimentos Gerais (Matemática)

Como o chão é coberto por ladrilhos, para que a moeda fique dentro de um ladrilho quadrado de lado l, é necessário que seu ponto central esteja dentro de um quadrado de lado (l ¿ d), onde d é o diâmetro da moeda. Nessa situação, a probabilidade é a razão entre as áreas do quadrado de lado (l ¿ d) e do ladrilho quadrado de lado l, pois a probabilidade de o centro da moeda cair em uma região é proporcional à área dessa região.

Sendo solicitado o diâmetro da moeda para que a chance de 60% de vitória exista para seu lançador, e sabendo que l vale 30 cm, o cálculo a ser procedido é:


Questão 29 - Prova de Conhecimentos Gerais (Geografia)

A resposta à pergunta só pode ser a letra (A). Está baseada na leitura crítica da obra Estado e planejamento econômico no Brasil, de Octávio Ianni, realizada por Hanen Sarkis Kanaan - professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De acordo com o autor, "No terceiro e quarto capítulos, é analisado o período decorrido entre o final do primeiro e do segundo governo de Vargas. Ianni inicia sua argumentação partindo da transcrição de um discurso de Vargas, o qual contextualiza a conjuntura política da época. O fim da era Vargas marca o início de um novo tempo na economia e na política brasileiras. Os EUA passam a intervir na política e na economia do país. Nesse período, conhecido como liberalismo econômico, ocorre o processo de desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro. Vários investimentos no setor público são reduzidos e a nova constituição liberal fornece sustentação às políticas econômicas do novo governo." ( Kanaan, p.2)

Questão 47 - Prova de Conhecimentos Gerais (Física)

O oftalmologista receita uma lente convergente para o paciente que declara dificuldade de visão tanto para perto como para longe. Para tentar explicar um dos seus problemas, o oftalmologista utiliza um dos esquemas abaixo.

Considerando o entendimento do enunciado, o candidato deveria analisar as alternativas A), B) ou C), uma vez que as alternativas  D) e E) são, a priori, improcedentes.

A)  Visão normal

B) Correção da visão é possível com lente divergente: Imagem se forma antes da retina.

C) Correção da visão é possível com lente convergente: Imagem se forma depois da retina


Vestibular de Inverno

A Unesp, que divulgou na última segunda-feira a anulação da questão , encerrou seu processo seletivo de meio de ano nesta terça. O resultado do Vestibular de Inverno será divulgado no dia 22 deste mês.

Além disso, a universidade divulgou também a abstenção da prova de hoje . Dos 7.940 candidatos, 694 não compareceram nesta terça, o que representa 8,7% do total. A cidade de Ourinhos obteve o maior índice, 15,3%, seguida de Guaratinguetá, 12.6%, e Tupã, com 11,1%.

Nos outros dias de processo a abstenção foi de 6,1%, no domingo, e 7,4%, na segunda-feira.

Veja também:

 - Unesp anula questão da prova de conhecimentos gerais
- Consulte o gabarito atualizado da prova de domingo
- Confira a prova de Conhecimentos Específicos - Área de Biológicas
- Confira a prova de Conhecimentos Específicos - Área de Exatas
- Confira a prova de Conhecimentos Específicos - Área de Humanidades


Leia mais sobre: Unesp

    Leia tudo sobre: unespvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG