Um em cada cinco professores divide tempo entre ensinar e estudar

Levantamento do Ministério da Educação revelou que 381 mil docentes cursavam uma graduação em 2009. Metade estudava pedagogia

Priscilla Borges, iG Brasília |

De cada cinco professores em exercício na educação básica brasileira, um está matriculado em um curso superior. Levantamento realizado pelo Ministério da Educação aponta que os docentes que frequentam salas de aula não apenas para ensinar, mas também para aprender, formam um contingente de 381.214 profissionais. Metade deles cursa pedagogia.

Para chegar a essa conclusão, o Ministério da Educação cruzou dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, todos de 2009. Segundo o ministro Fernando Haddad, a checagem foi feita com base no CPF dos professores e dos estudantes matriculados no ensino superior. A conclusão de que 20% dos 1.997.978 docentes da educação básica estudam, para Haddad, é “surpreendente”.

“Os dados me surpreenderam positivamente. O censo mostra que ainda temos muitos professores sem licenciatura. O que ele contabiliza é formado ou não formado. E não percebíamos o esforço feito no processo de formação. Pela primeira vez, podemos contar o que está se formando”, ressaltou o ministro.

O censo docente mostra que, em 2009, 152 mil professores sem curso superior atuavam em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País. Outros 12 mil sequer concluíram o ensino médio. Além deles, 62 mil davam aulas sem curso de licenciatura (o que, pela lei, não deveria acontecer já que a modalidade é que prepara professores) e mais 500 mil dão aulas para disciplinas para as quais não se formaram.

Atualmente, 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em cursos de licenciatura no País. Só em 2009, 464 mil novos alunos ingressaram nessa modalidade de curso e houve um crescimento no número de formandos nessas áreas: em 2007, 246 mil concluíram esse tipo de graduação, enquanto 277 mil terminaram em 2009.

O próximo passo do MEC será, de acordo com Haddad, analisar melhor o perfil desses professores-estudantes. O levantamento do ministério não mostra, por exemplo, quantos desses 381 mil educadores estão cursando a primeira graduação ou quantos estão na segunda. Sabe-se apenas quais são os cursos mais procurados por eles e alguns não estão ligados diretamente às formações de rotina das escolas.

Número de professores matriculados em cursos de graduação em 2009

Curso Total Presencial Distância
Pedagogia 192.965 76.821 116.144
Letras 44.754 25.405 19.349
Matemática 19.361 11.550 7.811
História 14.478 8.256 6.222
Biologia 14.458 8.615 5.843
Educação física 14.047 13.119 928
Geografia 10.457 7.369 3.088
Direito 8.891 8.890 1
Artes e música 7.549 5.482 2.067
Administração 5.809 3.096 2.713
Física 5.286 3.477 1.809
Química 5.239 3.756 1.483
Serviço social 4.259 1.179 3.080
Engenharia 3.287 3.207 80
Psicologia 3.061 3.061 0
Filosofia 3.055 2.624 431
Ciências 895 724 171
Outros cursos 23.363 19.979 3.384
TOTAL 381.214 206.610 174.604
MEC/Inep



Pedagogia é o curso que mais possui professores matriculados: 192 mil. A metade do total. Deles, um grande número faz cursos a distância, cuja qualidade é questionada pelos especialistas. Ao todo, são 174 mil nessa modalidade de ensino no País. “O Brasil tem necessidades urgentes de formação e diferenças enormes entre os Estados. O problema é se formar professores a distância se tornar um hábito”, ressalta Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “O pior é quando essa é a primeira formação”, diz.

Entre os cursos mais procurados segundo levantamento do MEC, porém, está o de direito com 8,8 mil alunos, administração com 5 mil, serviço social com 4,2 mil e engenharia com 3 mil. Para o ministro, esse pode ser um sinal de que os professores estão buscando outras áreas para trabalhar, como a de gestão. Já para a CNTE, o dado revela desistência. “É uma tentativa de mudar profissão e ir para outra área que permita salários melhores, condições melhores”, opina Leão.

Esse é exatamente o caso da professora de português do Centro Educacional 3 de Brazlândia, no Distrito Federal, Adriana Jacob. Aos 38 anos, ela cursa o 2º semestre do curso de direito em uma faculdade privada. Apertou a renda doméstica para dar conta de criar os dois filhos e pagar a faculdade, com a ajuda de uma bolsa de estudos. “Decidi mudar de profissão, porque não existe valorização profissional e financeira no magistério”, lamenta.

Adriana conta que passou quase cinco anos amadurecendo a decisão de recomeçar. Professora há 17 anos, ela conta que assumir essa mudança de vida foi mais difícil do que conciliar o trabalho e os estudos. “Se o governo quer valorizar a carreira, precisa olhar o que acontece em sala de aula e ouvir o professor. Não tenho qualidade profissional e é isso que me fez desistir, porque gosto de dar aulas e sei que ensino bem”, afirma.

Monitor em uma escola de educação infantil, Reginaldo Santos da Mota, 20 anos, também faz parte das estatísticas e está cursando pedagogia. Ele trabalha desde o ano passado na rede pública e acredita que o trabalho está contribuindo para sua formação. No entanto, a atuação na escola também o fez ter uma certeza nada boa para a educação básica brasileira: o jovem não quer continuar dando aulas. “Depois que eu terminar a faculdade, vou fazer um concurso público para outro tipo de órgão. Não quero dar aula”, garante o estudante do 6 º semestre.

Avaliação

Leão acredita que os desdobramentos do levantamento serão muito importantes para que a sociedade avalie a formação dos professores. Haddad lembra que, com as novas análises, será possível medir precisamente o impacto do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Estabelecido pelo governo federal, Estados e municípios, o plano é uma meta de formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores não-graduados.

Para Carlos Sanches, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidem), o plano já está impactando esses dados de formação. “Temos quase um terço dos nossos professores sem formação adequada. É um dado muito positivo”, acredita.

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