Um ano perdido por 10 minutos de atraso

Estudante vai para local errado e não consegue entrar para fazer segunda fase da Unicamp

Guilherme Pichonelli, especial para o iG |

Pedro Dias Rivera de Toledo, de 18 anos, não imaginava que seria tão difícil conseguir uma vaga em Engenharia de Produção na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como sentiu hoje, no local do vestibular 2011. Correndo de um lado para o outro em busca de um portão aberto na Universidade Paulista (Unip) Paraíso em São Paulo, os 10 minutos de atraso custaram-lhe o ano inteiro de estudo.

Pedro levantou cedo e pediu para a mãe conferir o local de prova que, segundo ela, seria o mesmo da primeira fase da Unicamp, no campus Dr. Barcelar da Unip, na Vila Clementino. Mãe e filho chegaram ao local às 12h30, meia hora antes do fechamento dos portões e aguardaram mais 15 minutos dentro do carro. Estranhando que poucos candidatos chegavam para a prova, Pedro resolveu passar na coordenação do vestibular, onde descobriu que seu vestibular era em outro campus da Unip, a 5 km de onde estava. Faltavam apenas 10 minutos para o fechamento dos portões.

Amana Salles/Fotoarena
Pedro encontrou os portões fechados. Estudante havia se dirigido ao local errado
O candidato e sua mãe “voaram” para o local correto, no bairro Paraíso. Pedro correu, mas deu de frente com o portão fechado. O estudante ainda tentou outra entrada da universidade, mas não conseguiu ingressar. O vestibular da Unicamp 2011 terminou ali para Pedro. A segunda fase tem ainda mais duas provas, segunda e terça-feira, mas não é possível zerar nenhuma.

“A sensação é horrível, porque a gente se prepara o ano todo e, infelizmente, é uma coisa que não podemos prever. Na próxima vou checar umas três vezes o local, inclusive no Google Maps”, lamenta o candidato ainda ofegante.

Pedro também tenta ingressar na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O estudante contou que conseguiu se inscrever no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem muitos problemas. Ele continua na esperança de conseguir um curso superior ainda esse ano.

    Leia tudo sobre: unicampvestibularsegunda faseestudante atrasado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG