MEC informou que lista vale para estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados
Reprodução/Shutterstock
MEC informou que lista vale para estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados

O Ministério da Educação (MEC) adiou para sexta-feira (14) o fim do prazo para os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fornecerem os dados necessários para contratar o financiamento.

Leia também: Pais não podem tirar filho da escola para ensiná-lo em casa, decide STF

A lista de espera vale para estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados no processo regular. De acordo com o MEC, o objetivo do adiamento é “aumentar as oportunidades de financiamento para os alunos”.

Pelas regras do Fundo de Financiamento, é necessário que os pré-selecionados da lista acessem ao Sistema Informatizado do Fies (FiesSeleção) e forneçam mais dados para a inscrição no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação do resultado no sistema.

O ministério informou que os nomes dos pré-selecionados estão sendo divulgados aos poucos, desde o dia 6 de agosto. Desse modo, sexta-feira, terminam os últimos prazos para os estudantes complementarem as inscrições .

Leia também: Mais da metade dos adultos do Brasil não completou o ensino médio, revela OCDE

Validação de informações e o novo Fies

Pré-selecionados da lista devem acessar ao Sistema Informatizado do Fies e fornecer mais dados para inscrição
shutterstock/Reprodução
Pré-selecionados da lista devem acessar ao Sistema Informatizado do Fies e fornecer mais dados para inscrição

Após concluírem o procedimento no sistema, os candidatos devem validar os dados acrescentados durante a inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até cinco dias.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. Podem concorrer alunos que tenham feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de 0 na redação.

Vale lembrar que o novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar, com juro zero para candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Para esse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A lista de espera vale para esta modalidade.

Leia também: "Ensino médio está no fundo do poço e precisa de mudanças", afirma ministro

Já para a modalidade nomeada de P-Fies, podem se inscrever candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos Aqui, o financiamento é feito com base nas condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou de fundos constitucionais e de desenvolvimento. O P- Fies não conta com lista de espera.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!