Segunda edição do Sisu 2018 oferece um total de 57.271 vagas em 68 instituições  de ensino
Reprodução/Site oficial
Segunda edição do Sisu 2018 oferece um total de 57.271 vagas em 68 instituições de ensino

O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (12) o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes interessados em utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em  universidades e institutos federais de educação terão até a sexta-feira (15) para se inscrever no site oficial do programa.

A segunda edição do  Sisu  2018 oferece um total de 57.271 vagas em 68 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem  2017 e obtiveram nota na redação acima de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

O sistema foi desenvolvido pelo ministério da Educação para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato.

Leia também: Número de candidatos inscritos no Enem cai 1,2 milhão de 2017 para 2018

No site do MEC, será possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. As vagas serão ofertadas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

De olho nos prazos! Confira o calendário do Sisu

Além de ter uma boa nota no Enem, os candidatos às vagas disponibilizadas pelo sistema precisam ficar atentos ao calendário de seleção. Afinal, é uma maratona.

Enquanto o período de inscrições se compreende entre 12 e 15 de junho, as notas de corte serão divulgadas nos dias 13, 14 e 15. Por isso mesmo, é preciso ficar atento mesmo depois de se inscrever. 

Leia também: Fies voltará a atender cursos com mensalidade de até R$ 7 mil

O resultado da chamada regular do  Sisu  vai ser divulgado pelo Ministério da Educação na próxima segunda-feira, dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 até 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho. 

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!