Instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Senac e Sesc) oferecem cursos gratuitos por meio do Pronatec
Blog do Planalto
Instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Senac e Sesc) oferecem cursos gratuitos por meio do Pronatec

O Ministério da Educação prorrogou para essa terça-feira (22) o prazo para inscrições em cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A data limite para efetuar inscrições no programa estava inicialmente prevista para encerrar na última sexta-feira (18) .

São oferecidas nesse segundo lote de vagas (o primeiro recebeu inscrições entre junho e julho) mais de 500 mil vagas gratuitas, nas modalidades presencial e a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. Os interessados devem se candidatar pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), acessando este link . Podem se candidatar para cursos do   Pronatec  todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos e as aulas terão início a partir do dia 28 deste mês.

Do total de vagas oferecidas nessa etapa do programa, 570 são para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Há 1.412 vagas para cursos técnicos , todas presenciais. (Veja aqui a oferta dos cursos presenciais  e dos cursos a distância ).

Os cursos têm duração mínima de 160 horas e são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária. Entre as participantes do programa estão as instituições do Sistema S, como Senai, Senac, Sesc e Sesi.

Ao portal da Educação, o diretor de articulação e expansão das redes de educação profissional e tecnológica do MEC , Geraldo Andrade de Oliveira, destacou a oferta de formação em diversas áreas.

"Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, exemplificou Geraldo. Cada modalidade segue critérios específicos.

Leia também: Saiba até quando vale a nota do Enem

Oferta Voluntária

A modalidade Oferta Voluntária do programa é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa ampliar a oferta gratuita de formação profissional. “O objetivo principal é deixar os cidadãos habilitados a participar das vagas de emprego”, destacou Andrade de Oliveira.

O diretor chama atenção para a importância da qualificação profissional pois há muitas ofertas de empregos disponíveis no mercado que não são preenchidos pela falta de formação dos candidatos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel estando qualificado. Além disso, quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade.”

Ainda neste ano haverá o lançamento do terceiro lote de vagas, em outubro. Em fevereiro de 2018 será lançado o quarto e último lote de vagas do Pronatec.

Leia também: Justiça manda MEC providenciar indicador sobre investimento por aluno

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!