Universidade oferece 9 mil vagas. Sisu preencherá 40% dos postos, mais os 20% destinados às cotas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições para o seu vestibular tradicional. Neste ano, pela primeira vez, a UFRJ irá destinar 60% de suas 9.060 vagas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que seleciona alunos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os demais 40% serão preenchidos pelo vestibular tradicional.

O Sisu irá preencher os 20% das cotas sociais – destinadas estudantes oriundos das Faetecs e de escolas públicas das redes municipais e estadual do Estado do Rio de Janeiro – e 40% das vagas comuns.

As inscrições para o processo seletivo tradicional são gratuitas, vão até o dia 26 de setembro (domingo) e só podem ser efetuadas pela internet, no endereço www.acessograduacao.ufrj.br . Outra novidade são as vagas abertas em Engenharia (Civil, Produção e Mecânica) no campus de Macaé , que passará a oferecer esses cursos em 2011.

Este será o primeiro ano em que a UFRJ utilizará cotas sociais no vestibular . Não há critérios de raça ou renda familiar para ingressar na universidade pelas cotas, apenas a exigência de ter estudado em uma Faetec ou na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A medida exclui das cotas os alunos de colégios federais, universitários, militares e de aplicação. Segundo a universidade, essas escolas “tradicionalmente apresentam ótimo desempenho”, como o Colégio de Aplicação (tanto da UFRJ como da Uerj), o Colégio Militar e o Colégio Pedro II, e por isso não precisam do benefício das cotas. 

Provas

As provas do vestibular da UFRJ são discursivas e serão realizadas em dois dias. A primeira avaliação será realizada no dia 15 de novembro e terá as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, comum a todos os candidatos, e uma prova específica de acordo com o grupo de cursos escolhido pelo candidato: Biologia, para os candidatos ao Grupo 1, Matemática, para os candidatos aos Grupos 2, 3 e 4, e Língua Estrangeira, para os candidatos ao grupo 5.

No segundo dia de teste, 21 de novembro, o candidato fará outras duas provas de disciplinas específicas para o grupo escolhido: Grupo 1: Física e Química; Grupo 2: Física e Química; Grupo 3: Física e História; Grupo 4: Geografia e História e Grupo 5: Geografia e História.

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.