Uerj realiza neste domingo última etapa do vestibular

Mais de 40 mil candidatos disputam 5.316 vagas. Curso de Medicina é o mais disputado

Caroline Moliari, especial para o iG |

Paula Giolito
Candidatos chegam ao campus da Uerj para a etapa final do vestibular
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza neste domingo (4) a etapa final do vestibular 2012. Participam desta fase, os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do concurso e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Os portões do campus da instituição de ensino no bairro do Maracanã, zona norte do Rio, foram abertos às 8h e, antes desse horário, já havia candidatos no local. O início do exame estava marcado para as 9h, mas a organização só fechou os portões 15 minutos depois. Sendo assim, ninguém ficou do lado de fora.

Leia também: ‘Achei a prova difícil’, diz primeira estudante a deixar o vestibular da Uerj

Ansioso para o início da prova, o baiano Paulo Nascimento, de 20 anos, chegou cedo ao campus da Uerj. Ele, que já cursou alguns períodos do curso de Engenharia Química na Universidade Federal da Bahia (UFBA), agora tenta Engenharia de Produção, mas pela primeira vez no Rio. “Espero que a experiência que já tive na área universitária consiga abrir minha cabeça para que o rendimento seja suficiente”, disse.

Paula Giolito
Mais de 40 mil candidatos disputam 5.316 vagas no vestibular Uerj, realizado neste domingo
Luísa Castilho, de 17 anos, dava uma última olhada na matéria de História antes do exame e disse estar confiante. A candidata a uma vaga no curso de Direito esperava por uma prova difícil. Para ela, muitos candidatos estão despreparados e isso pode ser um fator de eliminação. “Espero que esteja muito difícil, porque estudei muito. Assim elimina um monte de gente”, declarou.

Prestando vestibular pela primeira vez, Osmarina Cerqueira Farias, de 18 anos, trouxe o pai para dar uma forcinha antes do início da prova. “Vim dar um ânimo a minha filha, que está ansiosa”, declarou João Carlos Cerqueira Farias.

Apesar da ansiedade, a candidata estava confiante. “Tirei o conceito C na primeira fase, mas acredito que tenha sido mais por descuido do que falta de estudo. Nessa última etapa, acho que vou me dar bem, pois estudei para isso”, afirmou a candidata a uma vaga em Serviço Social.

A segunda fase do vestibular da Uerj conta com 40.200 candidatos, que farão prova discursiva neste domingo (4). O exame terá duração de cinco horas e visa ao preenchimento de 5.316 vagas em cursos da universidade, além de 220 vagas do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), 50 da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II e 60 da Academia de Polícia Militar Dom João VI.

O exame é composto por três provas discursivas – uma de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas de disciplinas específicas, de acordo com a opção de graduação pretendida. Só será permitida a saída do candidato da prova após uma hora do início.

A Uerj e a Uezo reservam vagas para negros e indígenas (20%), estudantes de escolas públicas (20%) e pessoas com deficiência e filhos de policiais mortos ou incapacitados em razão do serviço (5%). Os cursos mais procurados este ano são Medicina, com 58,56 candidatos por vaga, Jornalismo, com 28,46 por carreira, e Desenho Industrial, com 23,23.

    Leia tudo sobre: uerjvestibularvestibula uerj

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG