Teste de capacidades que estudantes do ensino médio deveriam ter

A maioria dos alunos formados nos últimos anos não consegue chegar às respostas corretas em questões como as abaixo. Experimente

iG São Paulo |

Na série especial do iG Educação sobre ensino médio , foram dados exemplos de dificuldades apresentadas pela maioria dos estudantes desta etapa de ensino. De acordo com uma escala elaborada pelo Ministério da Educação, apenas 7% são capazes de “resolver problemas que envolvam variação proporcional entre três grandezas (regra de três simples)”, como nas questões abaixo de matemática e 6% conseguem distinguir um trecho opinativo entre as informações de um texto.

O iG apresentou estas questões a estudantes do 3º ano em São Paulo, no Paraná e no Maranhão, para ilustrar a reportagem que fala sobre a baixa aprendizagem na etapa de ensino . Leia os enunciados apresentados, tente responder e confira as respostas corretas. 

Observação: A primeira questão acima é um exemplo do Ministério da Educação, já utilizado em testes. Como os professores dos alunos do 3º ano poderiam, com razão, ter trabalhado exatamente o mesmo exemplo em sala de aula, o iG pediu ao professor e autor de livros didáticos, Luiz Imenes, que elaborasse o segundo problema, com foco na mesma capacidade. O mesmo ocorre no teste de língua portuguesa abaixo, em que o primeiro problema foi extraído de uma prova oficial e o segundo montado com exemplos do cotidiano dos estudantes.

    Leia tudo sobre: testequizensino médiomatemáticaportuguês

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG