Termina neste domingo prazo para inscrição no Sisu

Sistema de Seleção Unificada com a nota do Enem tem 26 mil vagas em instituições públicas do País

iG São Paulo |

As inscrições para concorrer a 26 mil vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acabam neste domingo às 23h59. A ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o País com seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na edição do início do ano, estudantes enfrentaram dificuldades para entrar no sistema que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Desta vez, ainda não houve problemas, mas a maior procura é esperada para este último dia.

Para o segundo semestre de 2011, o Sisu oferece postos em 48 instituições públicas de ensino superior . Podem participar estudantes que fizeram o Enem de 2010.

Os candidatos devem escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Durante o processo, foi possível verificar a nota de corte de cada graduação e, neste domingo o estudante pode ter uma boa ideia das suas chances em cada curso com a nota que obteve. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. 

Reprodução
Novo site do Sisu entrou no ar na terça-feira (14)

A previsão é que a lista dos estudantes selecionados em primeira chamada pelo Sisu seja divulgada no dia 22 de junho. Os aprovados terão entre os dias 27 e 28 para efetuar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes não selecionados em nenhuma das opções escolhidas nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.

Prouni começa na segunda-feira

Após o término do prazo para inscrição no Sisu, as mesmas notas do Enem 2010 poderão ser usadas para pleitear uma bolsa em instituições particulares pelo Prouni . É necessário ter estudado em escola pública. Podem solicitar o benefício integral quem tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e de 50% quem tem rendimento de até três salários mínimos por pessoa.

    Leia tudo sobre: sisumeio de anouniversidades públicasenemprazo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG