Técnica simples e divertida ajuda no aprendizado e memorização

Provavelmente você aprendeu a estudar para provas ou seminários utilizando textos, questionários ou resumos. Só que existe uma forma diferente e super legal de estudar e memorizar as matérias. Trata-se da técnica de ¿Mapas Mentais¿, que foi criada em 1974, pelo psicólogo, matemático e cientista Tony Buzan.

Redação |

Segundo Buzan, o processo de memorização e aprendizado é mais eficaz quando transformamos os conteúdos em mapas super resumidos; um agrupamento de conceitos e idéias dispostos graficamente. Estes mapas são incrementados com cores, formas, imagens e palavras.
A proposta de Mapas Mentais faz todo o sentido. Estudos comprovam que a utilização destes recursos como fontes de estímulo, multiplica o potencial do cérebro.

Como funcionam os Mapas Mentais

Podemos fazer uma analogia da disposição das idéias dos Mapas Mentais com a estrutura de uma árvore. A árvore possui o tronco central (que corresponde ao nosso tema principal), os galhos que saem do tronco (que são os grandes parágrafos ou agrupamento de uma idéia), alguns ramos mais finos que saem desses galhos (que são pontos de menor importância), e as folhas (que são os detalhes relevantes).

Os Mapas Mentais não têm o aspecto de árvore, eles são mais parecidos com fluxogramas. A analogia acima mencionada serve para ilustrar como o esquema de disposição de ideais funciona.

Como montar os Mapas Mentais

Vamos colocar a técnica de estudo em prática. Para isso, utilizaremos o exemplo fornecido pelo livro Aprender com Mapas Mentais (Editora Madras).

Com base neste texto ....

"As viagens e a transferência de mercadorias de um lugar a outro são realizadas por meio dos transportes. Podem-se destacar três tipos de meios de transportes, são eles: terrestres, aéreos e marítimos. Entre os transportes terrestres mais importantes temos as ferrovias, o trem pode levar muitos passageiros e muita mercadoria. Por rodovia, temos o caminhão, a caminhonete e o automóvel; uns se destinam mais a passageiros e outros mais a mercadorias. Entre os transportes aéreos estão os aviões como os mais representativos, eles são muito rápidos e utilizados para transportar pessoas e mercadorias. Finalmente, temos os transportes marítimos e fluviais (por mar e por rios), cujo meio principal de transporte é o barco, tanto para passageiros como para mercadorias".

Um exemplo

Observe que o autor leu o texto atentamente e destacou dele as idéias mais importantes. Daí ele passou isso para um mapa de forma bem simples, utilizou palavras chaves (que também poderiam ser figuras), que o fazem lembrar do conteúdo do texto acima. Desta forma, estudando um pouco o texto e passando os conhecimentos para os mapas fica muito mais fácil tirar nota 10.

Aposto que você desenharia um mapa totalmente diferente com base no mesmo texto. Bem, isso é super normal e positivo, não existe forma correta ou errada de desenhar o mapa, cada um desenha do seu próprio jeito, o importante mesmo é que você consiga estudar utilizando o seu mapa mental. Você pode utilizar as cores que preferir, atribuir desenhos, flechas, e muito mais.

Se você achou a técnica legal, aprofunde-se nela e conquiste ótimos resultados em seus estudos. Também é legal conversar com o professor sobre a técnica.

Para saber mais acesse o site .

Blibliografia
Aprender com Mapas Mentais
Antonio Ontoria Penã
Editora Madras, 2004

Leia mais sobre: Cérebro - memória

    Leia tudo sobre: cérebromemóriatesteteste de raciocínio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG