SP e Rio fecham parceria para oferecer MBA de gestão a diretores

Projeto irá oferecer especialização para 4,4 mil gestores de escolas estaduais com patrocínio da Fiesp e da Firjan

iG São Paulo |

Os governadores e secretários de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro assinaram um termo de cooperação com as federações das indústrias dos dois Estados Fiesp e Firjan para a oferta de curso de especialização “lato sensu” (MBA) na área de Gestão Empreendedora em Educação para diretores das escolas estaduais.

As inscrições abrem em maio e serão organizadas pelas secretarias de Educação. A expectativa é formar 4,4 mil gestores – 3,2 em São Paulo e 1,2 mil no Rio de Janeiro – no curso de MBA semipresencial, com suporte do Sesi (braço educacional das federações). As vagas abrangem cerca de 60% dos diretores de escolas estaduais de São Paulo e 88% dos gestores gerais do Rio de Janeiro.

O curso terá duração de 360 horas e 14 disciplinas, será desenvolvido em um ambiente virtual e terá encontros presenciais. Os alunos desenvolverão um projeto de intervenção na escola onde trabalham. Os requisitos para a participação e as datas de inscrição ainda não foram divulgados.

A grade curricular foi montada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Sesi e as secretarias de educação, e visa despertar nos diretores formas criativas e inovadoras de gestão escolar. O curso será gratuito para os diretores e o certificado de conclusão será emitido em nome da UFF. Os custos serão bancados pela Fiesp, que investirá R$ 32 milhões, e pela Firjan, com R$ 9,6 milhões investidos.

Na cerimonia de assinatura do termo de cooperação, o presidente da Fiesp, Paulo Skaff, destacou a importância da educação para que a sociedade tenha oportunidades iguais de trabalho. “Sabemos que tudo começa na boa gestão do diretor da escola”, afirmou.

“O programa tem a qualidade de gerar empreendedorismo para que as escolas olhem para si e estabeleçam metas”, apontou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

    Leia tudo sobre: MBAespecialização para professores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG