Só datas? Descubra o que significam os nomes das ruas de São Paulo

Será que você conhece mesmo a cidade onde vive? São Paulo tem sua história retratada em toda a cidade, desde sua arquitetura e monumentos até nos nomes de suas ruas.

Paula Menezes |

Será que você conhece mesmo a cidade onde vive? São Paulo tem sua história retratada em toda a cidade, desde sua arquitetura e monumentos até nos nomes de suas ruas.

Na correria do dia a dia, algumas destas homenagens e rememorações acabam passando despercebidas e suas principais ruas e avenidas acabam por serem lembradas apenas pelo transito caótico tanto falado no dia-a-dia em jornais, como a Avenida 23 de Maio , ou mesmo pelos seus centros de vendas e lojas populares como a Rua 25 de Março.

Mas o que representam as datas que as nomeiam e qual o motivo de terem sido escolhidas?

Atualmente, a Rua 25 de Março , se olhada de cima, mais se parece com um mar de pessoas margeado pelo comércio. Mas o que poucos sabem é que no local por onde passa a rua era exatamente o leito do rio Tamanduateí. Isso mesmo, um rio! Depois de ter seu rumo alterado e drenado, deu início a urbanização, surgindo a rua. Inicialmente nomeada de Rua de Baixo, em 1865 passou a ser chamada Rua 25 de Março, em homenagem à Primeira Constituição Brasileira que foi promulgada exatamente no mesmo dia, 25 de março de 1824 pelo imperador D. Pedro I.

Pouco mais de um século pra frente ocorreu outro fato histórico que marcou a história não só de São Paulo, mas do Brasil também. Quem não se lembra da tão falada ditadura de Vargas? Em rememoração à Revolução Constitucionalista de 1932, foram nomeadas as Avenidas 23 de Maio e 9 de Julho . Acusando Vargas de retardar uma nova constituição, manifestações contra o governo ocorridas no centro da cidade resultaram em forte confronto com a polícia, que acarretou na morte de quatro jovens, no dia 23 de maio de 1932. As iniciais de seus nomes (MMDC - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) também são retratadas no obelisco do Parque do Ibirapuera.

A morte dos quatro rapazes deu força para o início da revolução armada, que eclodiu no dia 09 de julho de 1932, daí o nome da Avenida 9 de Julho. Conhecido também como Movimento MMDC, teve duração até 2 de outubro do mesmo ano e é considerado o maior movimento cívico da história paulistana.

Data também marcante na história brasileira, mas não muito comemorativa foi o dia 13 de Maio de 1888, que deu nome à Rua 13 de Maio, no tradicional bairro italiano de São Paulo, Bixiga. Para quem não se lembra, esta foi a data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolição da escravatura. Porém, o Brasil foi o último País das Américas a acabar com a escravização dos negros trazidos da África.

Este processo se deu inicio 38 anos antes de ser assinada a lei, por pressão do governo da Inglaterra, e seu processo foi lento para que não causasse prejuízo aos proprietários de terra, os detentores da economia na época. De acordo com o Memory of the World, da Unesco, foram 3,6 milhões de negros comprados entre os séculos XVI e XIX.

Outras curiosidades

O chefe de seção de Denominação de Logradouros Públicos do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, Maurílio José Ribeiro, explica que antigamente era comum para a historiografia mais antiga a supervalorização de fatos marcados por datas históricas e que esta tendência se refletia na simbologia que o Poder constituído de cada época intencionava.

Ribeiro esclarece que, atualmente, no caso de alguma mudança de nome de rua, quem indica o local da homenagem é o Poder Executivo, na figura do prefeito ou o Poder Legislativo, através dos vereadores. E nem sempre é viável que a localização da rua coincida com o local do fato que o seu nome representa, devido à própria dinâmica do crescimento da cidade.

E para que os fatos históricos passem a ser mais conhecidos, Ribeiro comenta que informações contidas antes apenas no Arquivo Histórico estão disponíveis agora no site Dicionário de Ruas, mas que já é estudada a viabilidade de se ter placas informativas nas ruas onde seus nomes se relacionam aos fatos históricos.

Leia mais sobre: Ruas de São Paulo

    Leia tudo sobre: ruas de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG