Sim! Livre acesso a livros, músicas, imagens e vídeos é uma realidade no Brasil.

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o site Domínio Público disponibiliza 84.047 obras para downloads gratuitos. Dentre os arquivos de textos, encontram-se desde autores como Franz Kafka, Immanuel Kant até Machado de Assis, Shakespeare e Dante Alighieri, sempre respeitando seus direitos autorais.

Com a monopolização da indústria gráfica sob os preços dos livros, é praticamente impossível que o brasileiro mantenha o hábito de leitura através de sua compra, afirma Marina Viegas Satlher Pavão, graduada em letras na USP. Ela aprova ainda a iniciativa do MEC em viabilizar o acesso à literatura e aos diversos meios de cultura.

Grande quantidade, baixa qualidade?

Aparentemente não é o que ocorre no site. Porém, mesmo quando surge tal questionamento, a diretora e coordenadora do Colégio Paulista, Regina Luiza Terribili Santos, acredita não haver problemas caso haja falta de qualidade nas obras disponíveis, pois há aprendizado sobre a questão do leitor selecionar seus textos e avaliar a qualidade ou não dos demais.

Para a diretora, os professores devem fazer um bom trabalho com seus alunos, ajudando-os a identificar os pontos essenciais a serem observados em um bom texto.

Apesar de ser uma boa iniciativa, o site não substitui a responsabilidade do governo em promover educação de qualidade. O que vemos hoje é justamente o contrário, iniciativas como estas são usadas para camuflar a falta de compromisso do Estado com a educação pública, diz Marina.

Obras e seus autores

Entre as obras mais acessadas estão A divina Comédia, de Dante Alighieri e Mensagem, de Fernando Pessoa. Encontra-se ainda A Comédia dos Erros e Romeu e Julieta, ambas de William Shakespeare. Escritores que continuam famosos e significativos por trazerem em suas obras questões que não perdem sua validade no tempo.

O último autor a ter suas obras disponíveis no site foi Eça de Queiros, um cronista da sociedade portuguesa do séc. 19. Podemos dizer que ele deixou em suas obras ensinamentos sobre como a sociedade tende a achar naturais coisas como a corrupção, a concentração de renda, a falsidade das instituições como a Igreja e Governo etc., diz Marina.

Outras bibliotecas digitais:

Biblioteca Nacional - http://www.bn.br/site/default.htm
Biblioteca Digital de Obras Raras - http://www.obrasraras.usp.br/

Leia sobre: Domínio Público - biblioteca digital

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.