Sexta edição da olimpíada de matemática tem 3,2 mil vencedores

500 são medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze; 19,6 milhões de estudantes participaram da competição

Agência Brasil |

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, destacou nesta quinta-feira (25) a importância da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na melhoria da educação pública no Brasil. O ministro anunciou hoje os 3,2 mil estudantes vencedores da competição em 2010.

“Tivemos 19,6 milhões de estudantes que fizeram a prova este ano. Isso representa mais de 10% da população brasileira. O resultado é que a cada ano temos mais escolas e alunos participando e essa olimpíada já está contribuindo e vai contribuir mais para a melhoria do ensino nas escolas públicas brasileiras”, afirmou.

Dos 3,2 mil alunos vencedores, 500 são medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze. Além disso, os estudantes serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo Sergio Rezende, vários alunos que participaram programa em anos anteriores têm se destacado nas escolas e até no vestibular. “Temos notícias de que alunos premiados em edições anteriores estão passando para engenharia nos vestibulares das universidades federais.”

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada desde 2005, é voltada a estudantes da educação básica — alunos do 6° ao 9º anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio.

A sexta edição bateu recorde de participação. Foram mais de 19 milhões de inscritos, atingindo quase todos os municípios brasileiros.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG