Iniciativa da Brasil Telecom em parceria com a Secretaria Estadual de Educação reunirá educadores para definir próximas etapas e inauguração de novas Oficinas Digitais

Acordo Ortográfico

Inclusão digital. É com este objetivo que a Brasil Telecom desenvolve em todo o país a o projeto de Educação Digital que, por meio de oficinas digitais, visa capacitação de professores e alunos para que utilizem tecnologia de ponta de informática e telecomunicações em sala de aula, em escolas públicas das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país.

Em Mato Grosso do Sul, desde junho, estão em funcionamento cinco oficinas digitais instaladas nas escolas estaduais Heitor Villa Lobos, Marçal de Souza Tupá, Olinda Conceição Teixeira Bacha, Rui Barbosa e Professora Delmira Ramos dos Santos.

Para detalhar os resultados e propiciar a troca de experiências dessas escolas da rede estadual de ensino com o projeto, é que a Brasil Telecom e a Secretaria de Educação do MS, em parceria com a Superintendência de Planejamento e Apoio a Educação e a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande, promovem na capital o primeiro Seminário Estadual de Práticas Tecnológicas nas Oficinas Digitais.

O evento acontece nesta terça-feira, dia 7 de outubro, a partir das 13h30, no auditório do Cepef - Centro Profissionalizante Ezequiel Ferreira Lima. Na ocasião, os educadores vão debater sobre as próximas etapas do projeto, bem como conhecer o cronograma de inauguração de novas oficinas.

Durante o seminário, as escolas estaduais Heitor Villa Lobos, Marçal de Souza Tupá, Olinda Conceição Teixeira Bacha, Rui Barbosa e Professora Delmira Ramos dos Santos apresentarão o planejamento das aulas nas oficinas digitais, com detalhamento da prática desenvolvida e as que serão realizadas até o fim do ano.

O portal iG, empresa que apóia o projeto, mostrará as Ferramentas de Comunidade nas práticas pedagógicas e os Fóruns Temáticos. Já a assessoria pedagógica do Projeto fará uma explanação dos objetivos e da dinâmica do encontro, além de apresentar uma análise e orientações para as atividades nas oficinas.

Para se ter idéia dos resultados regionais, em Mato Grosso do Sul, de acordo com os dados divulgados pela secretaria do estado,  mais de 170 professores da rede estadual de ensino foram capacitados para ministrar aulas e participar do Projeto Educação Digital da Brasil Telecom.

Os educadores das cinco escolas contempladas com o programa participaram do curso de fundamentos básicos de informática, realizado no primeiro semestre deste ano. Destes profissionais, 51 professores participaram também da segunda fase do curso.

Em novembro, acontecerá a segunda fase do curso para os outros 119 educadores. Já os estudantes do MS, foram mais de 700 alunos beneficiados com o projeto da Brasil Telecom, sendo que 70 deles estão participando do programa Aluno Monitor nas oficinas digitais.

O Seminário sobre práticas tecnológicas nas oficinas digitais acontece nesta terça-feira em Campo Grande. Estarão presentes no seminário representantes da Brasil Telecom, da Secretaria de Educação do MS, do MEC, equipe do Projeto Educação Digital, diretores, coordenadores e professores das cinco escolas participantes do projeto e também os responsáveis pelas oficinas digitais no Mato Grosso do Sul. 

Programação do seminário

- Abertura Brasil Telecom 
- Apresentação do objetivo e da dinâmica do Encontro ¿ Assessoria Pedagógica 
- Apresentação de dois Planejamentos Pedagógicos detalhando as ações em desenvolvimento ou a serem desenvolvidas:

  •  Apresentação da Escola 1 
  • Apresentação da Escola 2 
  • Apresentação da Escola 3 
  • Apresentação da Escola 4 
  • Apresentação da Escola 5 

- Análise e Orientações da Assessoria Pedagógica 
- Apresentação de Ferramentas de Comunidade Práticas Pedagógicas e Fóruns Temáticas (Portal do Projeto)   
- Fechamento do Encontro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.