Segunda fase da Unicamp começa neste domingo

16.644 foram convocados para as provas, que vão até terça-feira. iG fará correção online com professores do Cursinho da Poli

iG São Paulo |

No próximo domingo (16), cerca de 16 mil vão realizar a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As provas vão até terça-feira (18) e serão aplicadas em cidades do Estado de São Paulo, além de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Este ano, o vestibular da Unicamp recebeu um número recorde de inscrições: 57.201 inscritos. Foram aprovados para a segunda etapa 16.644 candidatos, que disputam 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as provas da segunda etapa serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade. O candidato realizará no total cinco provas, sendo 24 questões dissertativas por dia:

- 1º dia - 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 12 questões de Matemática
- 2º dia - 18 questões da área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Inglês
- 3º dia - 24 questões da área de Ciências da Natureza

As provas são obrigatórias a todos os candidatos e têm peso diferente, de acordo com a carreira escolhida. O candidato que zerar qualquer uma das cinco provas será desclassificado do vestibular Unicamp. O iG, em parceria com os professores do Cursinho da Poli, fará a correção online da segunda fase da Unicamp .

A duração das provas será de quatro horas, sendo que os portões dos locais de exame fecharão às 13h impreterivelmente (não há horário fixo para a abertura). Nos Estados nos quais não há horário de verão, será respeitado o horário local e não o de Brasília. O tempo mínimo de permanência nas salas de prova é de duas horas e meia.

Os estudantes devem ficar atentos aos endereços dos locais das provas, já que eles não são necessariamente os mesmos da primeira fase. Há também mudanças de cidade nos seguintes casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré e Valinhos farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo farão a segunda em Santo André.

O que levar

No dia da prova, é obrigatório apresentar o original do documento indicado na inscrição. Os candidatos deverão levar caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta, borracha e uma pequena régua. Todas as respostas e cálculos devem ser feitos a tinta. Respostas a lápis não serão corrigidas.

Não será permitido portar calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova.

Os candidatos que não levaram uma foto colorida 3x4 recente (com nome e número de inscrição anotados no verso) na primeira fase deverão entregá-la impreterivelmente no dia 16 de janeiro, primeiro dia de provas da segunda fase.

Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música devem realizar provas de habilidades específicas, entre os dias 24 e 27 de janeiro. Eles devem consultar as orientações para as provas, como locais e horários, na página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br .

    Leia tudo sobre: unicampvestibularcorreção onlinesegunda fase

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG