Estudantes se dizem tranquilos com as matérias deste domingo. iG fará a correção online da prova

Neste domingo, começa a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cerca de 16 mil estudantes devem realizar uma prova com 12 questões dissertativas de Português e Literatura e 12 de Matemática, entre 13h e 17h. O iG, em parceria com os professores do Cursinho da Poli, fará a correção de toda esta etapa do vestibular . A resolução comentada é publicada após o termino da aplicação das provas.

Os candidatos que prestam o vestibular na Universidade Paulista (Unip) do Paraíso, em São Paulo, se dividem entre a ansiedade e a certeza de um bom desempenho em pelo menos uma das provas. Marcel Conti, de 19 anos, por exemplo, se garante em matemática, mas tem receio da prova de português. O estudante que quer ingressar no curso de Engenharia Elétrica da Unicamp tem mais facilidade com as matérias exatas. É o mesmo caso de Bruna de Sousa, 19 anos, que quer fazer Odontologia na universidade e sempre “vai bem” em matemática. “Não estou nervosa porque já está acostumei com os vestibulares”, afirma a estudante que também prestou Unesp e Fuvest.

Leandro de Souza, de 19 anos, afirma não ter problemas com português, mas sempre tem receio da prova de literatura. “Nunca entendo os livros do jeito que o vestibular entende”, diz. Para Leandro, os vestibulares sempre cobram uma análise diferenciada da que ele faz da obra.

Provas

Por ser o último vestibular para uma universidade pública de São Paulo, muitos estudantes estão cansados da maratona, que se aproxima do fim. “O vestibular da Unicamp não é difícil, mas cansativo. Serão três longos dias”, reflete Vinicius Serafim, de 18 anos.

Neste ano, a segunda fase passou a ser realizada em três dias e não mais em quatro. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as provas da segunda etapa serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade. O candidato realizará no total cinco provas, sendo 24 questões dissertativas por dia:

- 1º dia - 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 12 questões de Matemática
- 2º dia - 18 questões da área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Inglês
- 3º dia - 24 questões da área de Ciências da Natureza

As provas são obrigatórias a todos os candidatos e têm peso diferente, de acordo com a carreira escolhida. O candidato que zerar qualquer uma das cinco provas será desclassificado do vestibular Unicamp.

Atraso

Pedro Dias Rivera de Toledo, de 18 anos, chegou dez minutos atrasado à Unip Paraíso. O estudante havia se dirigido ao campus Dr. Barcelar da Unip, na Vila Clementino, onde fizera a primeira fase do vestibular. Como os locais mudam na segunda fase, Pedro se confundiu e não compareceu ao endereço certo.

Pedro encontrou os portões fechados. Estudante havia se dirigido ao local errado
Amana Salles/Fotoarena
Pedro encontrou os portões fechados. Estudante havia se dirigido ao local errado
“A sensação é horrível, porque a gente se prepara o ano todo e infelizmente, é uma coisa que não podemos prever. Na próxima vou checar umas três vezes o local, inclusive no Google Maps”, lamenta o candidato ainda ofegante.

Pedro também tenta ingressar na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O estudante contou que conseguiu se inscrever no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem muitos problemas. Ele continua na esperança de conseguir um curso superior ainda esse ano.

Segurança

A entrada de fotógrafos nas salas do vestibular da Unicamp 2011 será permitida apenas às 16h15. Segundo João Bertin, coordenador da Convest, isso se deve a um ocorrido de quatro anos atrás, quando um fotógrafo entrou com os alunos, fotografou as provas e colocou na internet. Como os primeiros candidatos a saírem só podem deixar o local de prova às 15h30, os fotógrafos só poderão fazer seu trabalho dentro das salas depois desse horário. Dessa maneira o vestibular não corre riscos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.