Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

38 mil foram convocados para as provas, que vão até terça-feira. iG fará correção online com professores do Cursinho da Poli

iG São Paulo |

No próximo domingo (9), mais de 38 mil estudantes irão prestar a segunda fase do vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As provas vão até terça-feira e serão aplicadas na capital e na região metropolitana, no interior de São Paulo, além de Curitiba (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

A primeira fase da Fuvest contou com mais de 130 mil candidatos. Foram aprovados 38.151 estudantes – destes 2.385 são treineiros – que seguem na disputa por uma das 10.752 vagas oferecidas (10.652 na USP e 100 no curso de medicina da Santa Casa).

Segunda fase

As provas da segunda fase da Fuvest são dissertativas e obrigatórias. O iG, em parceria com os professores do Cursinho da Poli, fará a correção online desta etapa . A primeira prova, realizada no domingo (9), compreende a elaboração de uma redação e de dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura ( veja infográfico sobre as obras cobradas pela Fuvest ). A prova de Português e Redação vale 100 pontos, sendo 50 destinados à Redação, e é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.

A segunda prova, no dia 10, tem 20 questões sobre as disciplinas que constituem o núcleo comum do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e contém algumas questões interdisciplinares. Todas as questões têm igual valor. Esta prova vale 100 pontos, e também é obrigatória para todos os candidatos.

A terceira prova (dia 11) é formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas. Esta prova, também vale 100 pontos e também é obrigatória. O candidato que obtiver nota zero em qualquer das provas estará excluído do concurso vestibular.

Algumas carreiras têm prova de Habilidades Específicas, que valem 100 pontos e serão aplicadas a partir do dia 12 de janeiro.

Locais de prova

A Fuvest recomenda que os locais de prova sejam visitados com antecedência pelos candidatos porque podem ser diferentes dos endereços em que fizeram a primeira fase. Além disso, como há previsão de chuva para os dias de exame, é importante que o estudante tenha estratégias para livrar-se de possíveis congestionamentos ou interdição de ruas, porque não serão admitidos retardatários.

No sábado (8 de janeiro) todas as escolas terão afixadas, em área externa e de fácil acesso, a lista de candidatos que farão provas no local.

Na segunda fase os portões das escolas serão abertos às 12h30min e fechados às 13 horas. Todas as provas têm duração de quatro horas e o candidato só poderá retirar-se do local a partir das 15h.

O que levar

Os candidatos devem ir para as provas da segunda fase com caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. É obrigatório apresentar documento de identidade com foto original em todas as provas.

No terceiro dia de prova será permitido o uso de esquadros, transferidor e compasso por candidatos que tenham questões de Matemática. Bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores e assemelhados, gorros e bonés não poderão ser usados durante as provas.

A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 9 de fevereiro e as matrículas devem ser realizadas nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Estão previstas mais quatro chamadas.

Outras informações podem ser obtidas no site da instituição ( www.fuvest.br ) ou pelo telefone (11) 3093-2300.

    Leia tudo sobre: Fuvestpreparação para a provasegunda fase

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG