Segunda fase da Fuvest começa domingo com redação

Veja locais de prova do vestibular para a Universidade de São Paulo (USP) e redações de referência do ano passado

iG São Paulo |

Os candidatos aprovados para a 2ª fase da Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), começam neste domingo uma maratona de três dias de provas dissertativas. Ao todo, 31.503 pessoas estão convocadas para disputar 10.952 vagas. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.
Os locais do prova não são necessariamente os mesmos onde os candidatos prestaram a primeira fase.

Veja os locais de prova para a segunda fase da Fuvest

No primeiro dia serão cobrados conteúdos de língua portuguesa e uma redação. Haverá 10 questões dissertativas sobre interpretação de texto, gramática e literatura que valerão metade da nota do dia, o restante será atribuído à redação. No ano passado, o tema foi Altruísmo.

Veja redações divulgadas pela Fuvest como boas referências

No segundo dia, todos os candidatos responderão a 16 questões sobre todas as demais disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história,geografia, matemática, física, química, biologia e inglês). Esta é tradicionalmente a prova considerada mais cansativa, porém está mais curta na Fuvest 2012. Até o ano passado eram 20 perguntas.

Amana Salles/Fotoarena
Vestibulandos durante prova da Fuvest da 1ª fase
Na terça-feira, último dia, cada candidato receberá uma prova de acordo com o curso que escolheu. Ela conterá 12 questões que podem ser de duas ou três disciplinas escolhidas pela coordenação da carreira. Quem presta o vestibular para Medicina, por exemplo, responderá perguntas de física, química e biologia, enquanto os interessados em Engenharia Civil encontraram temas de matemática e física e, candidatos a Letras, história e geografia.

A prova da 2ª fase tem peso de 75% da nota final. Para cada vaga há entre dois e três candidatos convocados para esta última etapa de acordo com a nota de corte, quanto mais concorrido o curso, mais perto de três candidatos por vaga. Apenas sete carreiras terão menos de dois candidatos por vaga por terem tido nota de corte mínima, de 27 acertos na primeira fase: Ciências da Atividade Física e Ciências da Natureza, na USP Leste; Ciência da Informação em Ribeirão Preto; as licenciaturas em Ciências Exatas, em São Carlos, Geociências e Educação Ambiental e Matemática/Física; e o curso de Saúde Pública que estreou este ano.

Nesta edição, 132.271 pessoas participaram da primeira fase e a nota de corte subiu . A divulgação dos aprovados na primeira chamada será feita no dia 4 de fevereiro e os aprovados devem fazer a matrícula entre os dias 8 e 9 do mesmo mês.

    Leia tudo sobre: fuvest 2012uspvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG