Segunda etapa de inscrições para o ProUni termina nesta quinta

Lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada domingo. MEC cria lista de espera do programa

iG São Paulo |

Estudantes interessados em participar da segunda etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta quinta-feira (24) para se inscrever pela internet .

Podem participar da segunda etapa de inscrições candidatos que não participaram, que não foram aprovados no primeiro processo seletivo ou que foram aprovados para turmas para cursos nos quais não tenha ocorrido formação de turma. Quem já conseguiu o benefício não pode se inscrever novamente na disputa.

A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada domingo (27). Os aprovados devem comparecer até 4 de março às instituições para comprovar as informações e apresentar os documentos necessários. Haverá uma segunda chamada no dia 13 de março para bolsas ainda disponíveis.

Lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira que cria a lista de espera do ProUni. Os estudantes inscritos no programa e não-selecionados ou selecionados para cursos que não formaram turma ficarão em uma lista que será consultada pelas instituições a partir de 21 de março.

Os estudantes serão classificados de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em três opções de cursos. Entre os dias 21 e 25 de março, os selecionados serão convocados para confirmar os documentos e a inscrição nas instituições de ensino superior.

Regras

Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita (por membro da família) de até 1,5 salário mínimo. As parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

Para o primeiro semestre de 2011, o Ministério da Educação (MEC) ofereceu 123 mil bolsas, mas não há informações sobre quantas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Prouniensino superiorbolsas de estudoinscrição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG