Secretaria de Educação do Estado de SP e TV Cultura investem em ensino em horários nobres da televisão

SÃO PAULO ¿ Em anúncio oficial às 17h desta terça-feira o governador do Estado de São Paulo José Serra e a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, anunciam a nova revista eletrônica Almanaque Educação, criada da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Padre Anchieta, mantenedora das rádios e TV Cultura.

Redação iG |

A ser exibido pela emissora de televisão duas vezes por semana, o programa tem como objetivo educar por meio do entretenimento e diversão, em espaço para professores, estudantes, pais de estudantes e público interessado. Pedagógica, a série será exibida em 24 edições, às terças-feiras a partir das 19h30. Cada programa terá 30 minutos de duração. Aos sábados haverá reapresentação, às 11h30. A expectativa é atingir pelo menos 400 mil pessoas por programa.

O Almanaque Educação abordará temas relacionados à educação, arte, cultura, política, economia, biologia, internet, televisão digital, e outros assuntos de interesse geral. Serão exibidas reportagens especiais relacionadas a temas da atualidade, além de entrevistas com artistas, educadores e especialistas em educação. Interativo, ao longo do programa os telespectadores poderão responder um "quiz" sobre o tema proposto pela reportagem do dia.

Segundo Maria Helena Guimarães, a idéia é de que desta maneira uma nova forma de educar ganhe forma e força, por meio da televisão. Pretendemos atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. Todos os temas serão apresentados por atores, criando assim uma dinâmica divertida na abordagem dos assuntos", explica.

No ar
O Almanaque Educação será dividido em quadros. Entre os quais está o Por Dentro, em que o repórter mostra aos telespectadores como é vivenciar de perto situações inusitadas, como entrar na cabine de um avião.
Moradores da cidade de São Paulo terão a oportunidade de participar do programa por meio de um game com desafios culturais.

"As paredes da sala de aula se alargam indo até o lar de cada para mostrar que jovens e adultos curiosos podem aprender em qualquer ocasião", diz Fernando Almeida, vice-presidente da TV Cultura e coordenador do Núcleo de Educação. 

Outros quadros

Espaço Cultural: visitas especiais a espaços culturais de diversas capitais do Brasil;
Ao Mestre com Carinho: exemplos de bons professores, que implementam projetos significativos nas escolas
Telejornal: em toque de bom humor, notícias serão apresentadas e analisadas por especialistas de diversas áreas;
Pequenas Histórias Particulares: conversas com ícones de diversas áreas e pessoas comuns sobre a escolha profissional;
Minha Visão das Coisas: repórteres saem às ruas para ouvir a opinião das pessoas sobre temas diversos

    Leia tudo sobre: almanaque educaçãoeducaçãotv cultura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG