SÃO PAULO- A Secretaria de Estado da Educação alterou as datas de aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). As provas, anteriormente agendadas para os dias 25 e 26 de novembro, serão aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro.

A alteração ocorreu devido às fortes chuvas ocorridas no Estado do Rio de Janeiro. Responsável pela elaboração da avaliação, a Fundação Cesgranrio teve seu depósito, onde se encontravam as provas, afetado pelos temporais. As provas que viriam a São Paulo ficaram inutilizadas por água e barro, após as chuvas.

Com a situação contornada, sem qualquer prejuízo aos alunos e ao Estado, todas as escolas que participarão do Saresp já estão sendo comunicadas sobre a alteração.
Estudantes da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio participarão da avaliação. Neste ano, a Secretaria incluiu escolas municipais e particulares na realização do Saresp, totalizando cerca de 2,1 milhões de estudantes por todo o Estado: 1,8 milhão da rede estadual e 340 mil de escolas particulares e municipais.

As provas serão aplicadas nos horários normais de aula, na mesma escola onde os alunos estudam. 65 mil professores estaduais aplicarão as provas em escolas diferentes das que rotineiramente dão aulas (exceto para 2ª série, que haverá apenas troca entre turmas). Cada escola terá três pais e monitores externos (da Cesgranrio), garantindo a correção de todo o processo.

Confira como será o Saresp:

2ª série do Ensino Fundamental ¿ dia 27 avaliação de língua portuguesa e, no dia 28, avaliação de matemática;

4ª série do Ensino Fundamental - dia 27 avaliação de matemática e, no dia 28, avaliação de língua portuguesa e redação;

6ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3ª do Ensino Médio ¿ dia 27 avaliação de língua portuguesa e matemática e, no dia 28, avaliação de ciências da natureza (biologia, física e química) e redação.

Leia mais sobre: Saresp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.