SÃO PAULO ¿ Os jovens e adultos que não puderam cursar a escola até o final e agora desejam tirar o diploma de conclusão dos ensinos fundamental e médio terão uma nova oportunidade neste ano.

Por meio do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), do governo federal, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizará provas, nos dias 13 e 14 de dezembro, semelhantes ao exame supletivo. A secretaria já aplicou, em março deste ano, provas para a retirada de certificados em 105 mil pessoas. 71 mil foram aprovadas.

As inscrições para o exame acontecem de 6 a 31 de outubro. Para o certificado de ensino fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos até o dia 13 de dezembro e os interessados no exame de ensino médio devem ter idade mínima de 18 anos até o mesmo dia.

Segundo a secretaria, as inscrições para o exame federal deverão ser feitas gratuitamente no site www.educacao.sp.gov.br (link cesu-exames: encceja/2008). O candidato receberá via correio o cartão de confirmação da inscrição com as informações sobre o local e data dos exames.

As avaliações do ensino fundamental abrangem língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais. Para o ensino médio, as matérias serão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Leia mais sobre supletivo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.