Sai o resultado final do Exame da Ordem dos Advogados

Após análise de recursos, mais 3.069 bacharéis em Direito foram aprovados

iG São Paulo |

A Fundação Getúlio Vargas publicou na noite da última quarta-feira (12) o resultado final da segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados (OAB) após a análise dos recursos. O resultado estava previsto para ser divulgado na sexta-feira (14), mas foi adiantado.

- Confira a lista de aprovados no exame da OAB

Cerca de 30 mil dos 34 mil reprovados recorreram da correção. Com a análise dos recursos, mais 3.069 bacharéis em Direito foram aprovados, elevando para 15.704 o total de aprovados, segundo a Comissão Nacional de Exame da Ordem.

O exame da ordem este ano foi marcado por polêmicas. Com recorde de inscritos – 106.941 candidatos –, 46.916 passaram para a segunda fase e apenas 12.634 foram aprovados, ou 11,8% do total inicial. Após os recursos, esse percentual passou a ser de 14,6%, ainda um recorde. Normalmente a aprovação fica em torno de 30% dos inscritos.

A prova foi a primeira aplicada pela Fundação Getúlio Vargas. Tradicionalmente, o teste era feito pela Cespe-UnB. Na hora de divulgar os espelhos (um gabarito de respostas esperadas), por um erro de informação, eles ficaram incompletos e isso aumentou muito o interesse por recursos.

O alta reprovação tem gerado polêmica entre especialistas. A OAB defende que ele reflete a falta de qualidade da maioria das faculdades de Direito, mas professores mostram que a ordem aprova sempre uma quantidade parecida de candidatos, independente do total de inscritos. Pelo edital, não deve haver limite numérico e todos que demonstrarem ter conhecimentos mínimos para exercer a função devem ser aprovados.


ENTENDA A PROVA:

Quem tem que fazer? Todos os estudantes de Direito. Só os aprovados na OAB recebem um registro e podem representar clientes

Como é? O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é composto por duas fases. A primeira é composta de 100 perguntas com alternativas. Os aprovados fazem a segunda em que redigem uma peça prática e respondem a cinco questões dissertativas

Quando é feito? Três vezes por ano. Devido há atrasos acumulados em várias edições, a prova atual corresponde a segunda de 2010

    Leia tudo sobre: OABexame da ordemresultado final 2010.2

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG