Nove de julho é uma data muito importante e, geralmente, lembrada por ser feriado. Mas você sabe o que aconteceu nesse dia?

A Revolução Constitucionalista, também conhecida como Revolução de 1932, foi uma reação aos rumos tomados pelo cenário político nacional sob o comando de Getúlio Vargas. Os novos representantes estabelecidos no poder, alegando dar fim à hegemonia das oligarquias, decidiram extinguir o Congresso Nacional e os deputados das assembleias estaduais. No lugar das antigas personalidades políticas, delegados e interventores foram nomeados com o aval do presidente da República.

A perda de espaço político, sofrida pelos paulistas, impulsionou a organização de novos meios de se recolocar nesse cenário político controlado pelo governo. O clima de hostilidades entre os paulistas e o governo Vargas aumentou com a nomeação do tenente João Alberto Lins de Barros, ex-participante da Coluna Prestes, como novo governador de São Paulo. O desagrado dessa medida atingiu até mesmo os integrantes do Partido Democrático de São Paulo, que apoiaram a ascensão do regime varguista.

Leia mais sobre a Revolução Constitucionalista


Veja também:

 - Minha Notícia: Conhece veteranos da Revolução de 32? Envie relatos
 - O que aconteceu em 9 de Julho?
 - Tudo sobre a era Vargas
 - Brasil República


Leia mais sobre: Revolução Constitucionalista

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.