Resultados do Censo da Educação Superior 2009 saem em agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável por avaliar a educação brasileira, vai apresentar os resultados do Censo da Educação Superior 2009 no dia 6 de agosto. A data antecipa em três meses a divulgação no ano passado. Os dados do censo de 2008 foram divulgados no fim do mês de novembro de 2009.

Priscilla Borges, iG Brasília |

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep com o objetivo de traçar um perfil do ensino universitário no País. A partir deste ano, o questionário que deve ser respondido por todas as instituições brasileiras, via internet, vai levantar informações individualizadas sobre docentes e alunos. As instituições deverão informar dados sobre a qualificação docente, quantidade de professores por curso e aluno, quantos estudantes entram nos cursos e quantos se formam.

Além disso, o levantamento inclui perguntas sobre as formas de organização acadêmica, quais cursos são oferecidos e em que modalidades, a quantidade de vagas oferecidas, o número de matrículas, quantidade de salas de aula disponíveis, laboratórios e bibliotecas, por exemplo. São os resultados do censo que nortearão as políticas públicas para a área.

É importante que todas as instituições brasileiras participem do censo para que tenhamos um diagnóstico mais completo possível do ensino superior brasileiro, destaca Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep.

A programação completa de coleta dos dados do censo está definida em portaria publicada pelo Inep no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As instituições já estão preenchendo os questionários e terão até 5 de abril para terminar esta etapa.

No dia 11 de maio, as instituições receberão relatórios com as informações colhidas para verificação dos dados. Caso haja algum dado incorreto, as universidades terão um prazo de 20 dias (entre 11 e 31 de maio) para corrigi-los. No dia 6 de agosto, as informações consolidadas serão divulgadas.

Educação básica

O Inep também definiu em portaria o calendário de coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010. O sistema Educacenso está liberado para os diretores das escolas preencherem os questionários a partir de 26 de maio.

O período de coleta termina em 31 de agosto. Os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União em 15 de setembro. A partir daí, as escolas terão cinco dias para corrigir possíveis erros de informação.

    Leia tudo sobre: censo educacionalcenso escolar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG