Reitoria da USP chama sindicato para nova negociação

Reunião deve acontecer no dia 21 de junho. Sindicato diz que só desocupa reitoria se desconto em salários forem repostos

Carolina Rocha, iG São Paulo |

A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) convidou os representantes dos sindicatos dos funcionários da universidade para mais uma rodada de negociações para o fim da greve, iniciada em 5 de maio. Em comunicado enviado na tarde desta quarta-feira, foi feita a proposta de uma reunião no dia 21 de junho, próxima segunda-feira.

No último sábado, o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) havia enviado à reitoria um ofício em que condicionava a desocupação da reitoria, invadida pelos manifestantes em 8 de junho, ao pagamento dos dias descontados dos funcionários, referentes à paralisação.

Por meio de comunicado, a reitoria informa que o pagamento destes dias será feito assim que a greve for suspensa, conforme negociado em 2 de junho – acordo que não foi aceito pelo sindicato.

O Sintusp, por sua vez, diz que “assim que for feito o pagamento, desocupamos a reitoria. A greve não será interrompida, pois ela é pela isonomia entre as classes nas três universidades”, explica o diretor de base do Sintusp, Magno de Carvalho Costa. “Com certeza vamos nos sentar para negociar com eles, mas não vamos suspender a greve”, completa.

Os funcionários das três universidades exigem um aumento de 6%, equivalente ao concedido aos professores das três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) no início do ano.

Na tarde desta quarta-feira, representantes dos sindicatos das universidades, que formam o Fórum das Seis, fizeram uma manifestação em frente à reitoria da Unicamp, cujo reitor – Fernando Costa – preside o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais (Cruesp). Eles pediam uma resposta do conselho ao pedido de reabertura de negociação sobre o aumento, enviado no final da semana passada.

    Leia tudo sobre: greveuspreitoriaocupaçãonegociação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG