Reitoria da UFRJ: aulas em prédio incendiado voltam na terça

Apesar de novo foco de fogo de fumaça no domingo, plano é retomar uso do imóvel histórico

iG São Paulo |

O reitor Aloisio Teixeira divulgou no domingo nota oficial sobre a volta das atividades no Palácio Universitário da Praia Vermelha. Logo depois, bombeiros tiveram de voltar ao local por causa de um foco de fumaça no estacionamento, mas o cronograma foi mantido.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro
Incêndio atingiu campus da UFRJ na Praia Vermelha, zona sul do Rio
A nota relata que, após realizar vistorias no prédio, técnicos da Defesa Civil e do Escritório Técnico da Universidade (ETU), "verificou-se a existência de uma fenda no fundo da caixa d`água e uma trinca na sua viga de suporte, provavelmente devido ao calor das chamas", o que inviabiliza a utilização dos banheiros do local.

Para que seja possível o regresso dos estudantes na data prevista, serão instalados "containeres hidráulicos em local próximo possível às entradas do Palácio e junto às redes hidrossanitárias existentes em seu entorno". A medida visa atender as seguintes unidades: Escola de Comunicação (ECO), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Instituto de Economia (IE), Faculdade de Educação (FE), Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi).

A Reitoria busca medidas para que o fornecimento de água volte à normalidade, como "a construção de um castelo de água, a ser erguido nos fundos do Palácio, com a supervisão e acompanhamento do IPHAN, o que permitirá o fornecimento de água para o Palácio", com prazo de 30 a 60 dias. Além disso, serão realizadas, pelo Programa de Engenharia Civil da Coppe, "uma avaliação estrutural de toda a área afetada pelo incêndio e a contratação emergencial de empresa para execução de uma sobrecobertura em toda a área afetada, a fim de não expor a parte da edificação sem telhado e garantir a segurança estrutural na execução da restauração do telhado e da Capela consumido pelo fogo."

Por fim, o reitor afirma ainda que, "com a solidariedade da população, da sociedade e das autoridades públicas", já é possível garantir recursos para a reconstrução e restauração do telhado da Capela. "A lição a retirar desse triste episódio consiste em realizar um esforço para a restauração completa e integral do Palácio Universitário, permitindo que seja recuperada a dignidade da construção imperial e criadas condições para que as atividades que ali se desenvolvam despertem o orgulho de toda nossa comunidade."

Estacionamentos

Um novo foco de incêndio no Auditório Anísio Teixeira, no primeiro andar da ala central do Palácio, levou de volta os bombeiros ao campus da Praia Vermelha. Apesar de o fogo ter sido controlado, os estacionamentos no entorno do Palácio (Fundação José Bonifácio (FUJB), Fórum de Ciência e Cultura, entre outros) serão interditados.


    Leia tudo sobre: UFRJincêndiopraia vermelha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG