Reações em cadeia: veja quantas você consegue

Reação em cadeia é uma seqüência de reações causadas por um ou mais elementos que geram novas reações entre elementos distintos.

Carolina Rocha |

Certamente, este é o tipo de reação que você já experimentou na prática: lembre-se da vez que você foi a uma loja de departamentos e pegou um objeto da prateleira, que caiu para um dos lados e derrubou outro objeto, e outro, e outro, e outro, e outro...até parar no chão ou na cabeça de um desconhecido.

O caso citado é uma mistura da lei da reação em cadeia aliada à lei de Murphy. Ela não precisa ser necessariamente uma série de acontecimentos desastrosos ou soltos no acaso.

Um exemplo básico de planejamento de reação em cadeia são as fileiras de peças de dominó arranjadas para cair fazendo um desenho.

Faça você mesmo

Navegando na internet, encontramos um game que permite a você realizar inúmeras reações em cadeia.

- Clique aqui para acessar o jogo

Para jogar, basta clicar sobre uma das peças e deixar que as conexões sejam feitas. Sua função é pensar qual das bolinhas pode render o maior número delas.

Conforme as peças mudam de posição, vai ficando cada vez mais difícil fazer as ligações, mas não há limite de tentativas.

Depois de jogar, coloque seu resultado no espaço para comentários.

PS. A autora que vos fala conseguiu 1926 ligações!!!

    Leia tudo sobre: curiosidadesfísicasites que amamos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG