A Revista nº 162 apresenta uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) sobre a produção de fios de irídio -192 para tratar tumores.

Usados em uma ramificação da radioterapia chamada braquiterapia, esses fios são implantados no interior dos tumores e a radiação emitida destrói as células cancerígenas e não os tecidos sadios. O 192 Ir  se transforma em 192 Pt por um decaimento radioativo e esse decaimento em função do tempo é ilustrado na figura ao lado.

a) Considerando que a radiação é gerada por uma liga que contém inicialmente 20% de 192 Ir e 80% de 192 Pt, depois de quantos dias essa liga se transformará em uma liga que contém 5% de 192 Ir e 95% de 192 Pt? Mostre seu raciocínio. 

b) O decaimento radiativo pode originar três diferentes tipos de partículas: α, β e γ. Para efeito de resposta ao item, considere apenas  α  e  β.  A partícula  β tem uma massa igual à massa do elétron, enquanto a partícula α tem uma massa igual à do núcleo do átomo de hélio. Considerando essas informações, que tipo de decaimento sofre o 192 Ir, α ou β? Justifique.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.