2, ponto de fusão - 7,2oC , ponto de ebulição 58,8 ºC , sob pressão de 1 atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:" / 2, ponto de fusão - 7,2oC , ponto de ebulição 58,8 ºC , sob pressão de 1 atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:" /

Questão 64

Questão 64 - Na Tabela Periódica, o elemento químico bromo (Br) está localizado no 4º período e no grupo 7A (ou 17), logo abaixo do elemento cloro (Cl) . Com relação à substânciasimples bromo (BrFONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: Verdana; mso-fareast-font-family: Times New Roman; mso-bidi-font-family: Times New Roman; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA2, ponto de fusão - 7,2oC , ponto de ebulição 58,8 ºC , sob pressão de 1 atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:

Redação |

I. Nas condições ambientes de pressão e temperatura, o Br 2 deve ser uma substância gasosa.
II. Tal como o Cl 2 , o Br 2 deve reagir com o eteno. Nesse caso, o Br 2 deve formar o 1,2 ¿ dibromoetano.
III. Tal como o Cl 2 , o Br 2 deve reagir com H 2 , formando um haleto de hidrogênio. Nesse caso, o Br 2 deve formar o brometo de hidrogênio.

É correto somente o que o estudante afirmou em

a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) III

Resposta: C

De acordo com o enunciado da questão, podemos concluir que nas condições ambientes de pressão e temperatura o Br 2 deve ser uma substância líquida. Logo, a afirmação l está incorreta.

O Br 2 reage com o eteno em uma reação de adição, rompendo a insaturação do eteno e formando o composto 1,2-dibromoetano. Portanto, a afirmação ll está correta.

A afirmação lll diz que o Br 2   deve reagir com o H 2 ,  o que está correto, como exemplificado na reação a seguir:

Br 2 + H 2  --> 2HBr 

    Leia tudo sobre: vestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG