Questão 26

Questão 26 - ¿Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.¿Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreendera) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.c) a implantação dos princípios fundamentais dademocracia ateniense e do helenismo no Egito.d) a permanência da racionalidade urbana egípcia naorganização de cidades no Império helênico.e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

Redação |

Resposta: A

A expansão militar macedônica promovida por Alexandre Magno foi responsável pela difusão da cultura grega em regiões do norte da África e Oriente Médio.

Dessa forma, o império de Alexandre foi constituído de fatores híbridos (gregos e orientais) e denominado Império Helenístico.

Uma questão de nível médio de dificuldade.

    Leia tudo sobre: vestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG