Quase totalidade das vagas oferecidas pelo SiSU é preenchida

Brasília - A secretária de ensino superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari, disse nesta sexta-feira (5) que 99,5% das 47.913 vagas disponibilizadas foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema foi usado pelas universidades que usaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção.

iG São Paulo com Agência Brasil |

As 233 vagas que sobraram são referentes as ações afirmativas, ou seja, o sistema de cotas adotado por cada instituição de ensino independentemente. De acordo com a secretária, durante as inscrições houve um problema no sistema que fez com que no primeiro dia fossem feitas apenas 5% das inscrições, mas que no segundo dia foi solucionado, gerando um saldo positivo.

A média de inscritos foi de 158 mil por dia. A maior procura ocorreu no terceiro dia com 22% das inscrições.

Segundo Maria Dallari o grande mérito deste sistema é que os alunos podem se inscrever em outros lugares e não precisam esperar mais um ano para entrar na universidade. Os alunos com a nota mais alta foram ficando, e os demais perceberam que poderiam ter outras escolhas. Havia outras vagas que talvez a nota deles fosse suficiente. O alunos ganharam o Brasil, destacou.

Os dados sobre a distribuição dos alunos nas universidades do país ainda não foram sistematizadas pelo MEC. Entre 15 e 20 de fevereiro ocorrem as inscrições para as vagas remanescentes.

    Leia tudo sobre: enemsisuuniversidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG