Quantas pessoas já passaram pela Terra?

Muita gente. E, até 2050, mais 2,5 bilhões devem pisar no planeta!

Isis Nóbile Diniz |

A resposta: mais de cem bilhões. O número exato seria 106.456.367.669 pessoas. Carl Haub, pesquisador do instituto americano sobre censo demográfico Population Reference Bureau, é o responsável pelo cálculo. Mas, como não existem registros sobre quantas pessoas viveram no planeta desde o aparecimento do primeiro ser humano, trata-se de um valor aproximado.

Esse cálculo foi feito em 2002 - hoje, teríamos que somar ao valor acima mais 500 milhões de pessoas. Para tal, Haub usou dados arqueológicos, históricos e pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seguida, dividiu a história em diferentes períodos como em Idade Média e Revolução Industrial. Também considerou que a taxa de natalidade é diferente em cada lugar do planeta.

A primeira dificuldade encontrada foi marcar quando surgiu o primeiro Homo sapiens ¿ nossa espécie. Segundo alguns cientistas, o homem em, aproximadamente, 50.000 a.C já era como conhecemos hoje. Então, essa foi a data escolhida. O segundo problema era saber qual o número populacional nos diferentes períodos e em distintas áreas do planeta. O que poderia ser definido pelas dificuldades em obter comida ou às hostilidades climáticas.

Fazendo as contas... O pesquisador concluiu que, de modo geral, com o passar dos anos nascem menos humanos, mas as pessoas vivem mais. A mortalidade infantil nos primórdios da raça humana deveria ter sido muito alta, talvez 500 óbitos por 1.000 nascimentos ou até mais, disse Haub na época. Na Idade do Ferro - cerca de 1200 a.C -, onde hoje está localizada a França as pessoas viviam até os 12 anos. A taxa de natalidade - número de nascimentos - era de 80 pessoas para 1.000. Atualmente, uma elevada taxa de natalidade é de 45 ou 50 pessoas.

Até 1 d.C., o mundo deveria ser povoado por cerca de 300 milhões de pessoas. Em 1650, a população mundial aumentou para 500 milhões. Para se ter uma ideia de como a Terra era vazia com relação ao Homo sapiens, atualmente o Brasil possui quase 200 milhões de habitantes. Porém, em 1800, a população mundial passou de 1 bilhão.

Atualmente, com segurança, o instituto afirma que a população mundial é de 6,7 bilhões de pessoas. E, segundo a ONU, esse número pode chegar a 9,2 bilhões em 2050. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950. Tantas pessoas habitando o planeta ao mesmo momento se deve, resumidamente, à melhora na qualidade de vida, ao acesso a alimentos e a prevenção e tratamento de doenças.

Leia mais sobre: Terra

    Leia tudo sobre: ciênciaciênciasmortesterra (planeta)

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG