O Programa Universidade Para Todos (ProUni) abre as inscrições para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2010 neste sábado (6). As inscrições para os estudantes de baixa renda que querem concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares do ensino superior vão até o dia 10 de fevereiro, na próxima quarta-feira.

Serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo - 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% da mensalidade) - em cerca de 1,5 mil instituições de educação superior. Os estudantes interessados no ProUni devem fazer a inscrição pela internet no site do programa .

As inscrições terão duas etapas. O candidato não selecionado na primeira pode fazer nova inscrição na segunda e concorrer mais uma vez à bolsa. Em cada etapa, é possível escolher até cinco opções de cursos e instituições. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 13 de fevereiro, conforme o cronograma .

Para participar do programa, é necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e obtido a nota mínima exigida pelo MEC, 400 pontos na média das cinco notas - ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação. O sistema não considera as notas obtidas em Enems anteriores.

Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos do ProUni. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar.

Além de ter prestado o Enem, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.

Bolsas

As bolsas integrais do ProUni são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio, por membro da família. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

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