Profissão: advogado

O advogado é um profissional liberal, e para atuar no mercado de trabalho deve ser bacharel em Direito e passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que permite a ele representar interesses de pessoas físicas ou jurídicas entre e si e perante o Estado. Para cursar direito, o estudante precisa escrever bem e conhecer gramática, pois o trabalho de um advogado depende muito de análise e interpretação de textos e argumentação.

Marie Fava |

Vai encarar?

Uma faculdade de direito dura, em geral, cinco anos. O mercado hoje está bastante saturado, por isso é importante escolher uma faculdade de boa reputação e investir em cursos específicos para a área de atuação desejada para se diferenciar dos muitos estudantes que se formam em direito a cada ano.

As áreas mais comuns de atuação do advogado são direito trabalhista, de família, tributário e empresarial. Outras áreas de especialização incluem, por exemplo,

Para ser advogado

O curso de direito tem duração de cinco anos. Somente após a conclusão, o então bacharel poderá inscrever-se para o exame da OAB.

Este concurso divide-se em duas etapas: múltipla escolha e o desenvolvimento de uma peça, mais cinco questões dissertativas. Caso não seja aprovado imediatamente após a conclusão do curso, o bacharel poderá inscrever-se continuamente no concurso, até ser aprovado.

Após a aprovação, o candidato receberá uma carteirinha oficial da OAB com validade vitalícia, e só aí pode se chamar oficialmente de advogado.

    Leia tudo sobre: profissão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG